As novas tecnologias têm sido grandes aliadas do consumidor e, cada vez mais, os varejistas estão apostando em recursos para tornar o seu ponto de venda mais imersivo e interativo, oferecendo uma melhor experiência de compra para seu cliente.
O consumidor conectado não quer apenas ver o que está comprando, isso ele pode fazer em uma loja virtual. Lá, ele pode ver as fotos do produto, as especificações técnicas e apertar o botão comprar. Quando este consumidor vai até a sua loja física é porque está em busca de uma melhor experiência de compra. Ele quer tocar, cheirar, provar, ouvir, interagir com o produto. Quer receber um bom atendimento e testar, ao vivo, se o produto faz tudo o que promete.
Uma das maneiras de transformar um consumidor potencial em um cliente efetivo é apostar em uma experiência diferenciada, tendo forte apelo aos sentidos e à interatividade, aguçando, assim, o desejo de compra.
Quer saber como? Conheça, a seguir, quais as vantagens e como fazer a exposição de produtos interativa em seu negócio.
Como utilizar a exposição de produtos interativa
Se você está buscando formas de trazer mais interatividade para o seu negócio, listamos 4 tecnologias e recursos que podem contribuir em sua estratégia e proporcionar uma experiência positiva ao seu cliente. São elas:
#1 QR Codes
Os QR codes são códigos de barras em 2D que podem ser escaneados pela câmera fotográfica da maioria dos telefones celulares. Esse código contém informações, como textos, páginas de internet ou mesmo números de telefone. A decodificação é feita por meio de aplicativos específicos.
Provavelmente, a maioria dos clientes que entram na sua loja está carregando um celular no bolso. Uma forma de aumentar a interatividade é colocar ao lado dos produtos expostos um QR Code que direcione os seus clientes para algum site específico, trazendo mais informações e especificações do produto, vídeos demonstrativos ou depoimentos de outros consumidores.
#2 Tablets
Os tablets são uma espécie de computador portátil, com fina espessura, acesso à internet sem fio e tela sensível ao toque. Eles apresentam o melhor custo-benefício quando falamos em exposição de produtos interativa. Os mais tradicionais têm telas de 10 polegadas, o que é ideal para apresentar vídeos ou acessar páginas na internet. Por meio deles, o cliente pode interagir com conteúdos adicionais que enriqueçam sua experiência de compra.
Para disponibilizá-los aos seus clientes, o ideal é utilizar uma espécie de suporte para acomodar os tablets, permitindo mais conforto ao usuário e segurança aos equipamentos. Como eles ficam ligados por muitas horas, o suporte também permite esconder o fio da tomada, tornando o ambiente da loja mais bonito, moderno e interativo.
#3 Vitrines virtuais
As TVs interativas são mais caras, mas também têm o potencial de chamar a atenção no seu ponto de venda. Além de comandos por voz, agora, as TVs ganham o recurso de tela sensível ao toque – e muitas empresas têm utilizado esse tipo de equipamento como uma vitrine virtual.
Nas antigas vitrines, o produto e o preço ficam expostos de forma estática na frente da loja. O cliente observava o produto e simplesmente vai embora. Quando oferecemos a interatividade, o potencial de venda aumenta. Com uma vitrine virtual, o consumidor pode explorar informações extras de como o produto funciona e analisá-lo em escala real, tendo noção do seu tamanho.
#4 Realidade aumentada
Outro recurso que pode ajudar a fidelizar o cliente e aumentar as vendas é a tecnologia da realidade aumentada. Ela também utiliza a câmera do celular e aplicativos para misturar o mundo real com o virtual, inserindo objetos virtuais no ambiente físico.
Uma das vantagens dessa tecnologia é que não é preciso expor na loja todos os produtos do seu catálogo. Alguns deles, você pode demonstrar para seu cliente de forma totalmente virtual. Na realidade aumentada, o consumidor aponta sua câmera para um totem, cartão ou marca específica e, na tela do celular, surge o produto tridimensional, permitindo a interação do cliente com esse objeto virtual.
De acordo com estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o país possui 102 milhões de pessoas conectadas à internet. A tecnologia muda não apenas os processos e interesses pessoais da população, mas também seu comportamento de consumo.
Nesse sentido, a tecnologia e novas formas de apresentação dos produtos tornam-se aliadas fundamentais para as empresas, que devem buscar métodos atrativos para captar e fidelizar seus clientes.
A exposição de produtos interativa é uma dessas opções, contribuindo para uma experiência mais positiva e imersiva do cliente com os seus produtos e a sua marca.
Você está pronto para alavancar suas vendas apostando na interatividade? Conhece outras tecnologias para fazer a exposição de produtos interativa? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários. Até a próxima!