O cliente é a parte mais importante de qualquer negócio, independentemente do mercado de atuação. Agradá-lo constantemente é, portanto, uma maneira de garantir que ele sempre lhe dê preferência no processo de compra. Pensando nisso, é importante que sua estratégia de comunicação e marketing conte com oferecer experiências únicas para seus clientes, para que eles se sintam incentivados a adquirir seu produto ou serviço e confiarem na sua marca.
Mas, olhando para o seu negócio, você sabe dizer qual foi a última vez que, realmente, encantou o público? Nesse artigo, vamos lhe mostrar a importância de criar experiências únicas para seus clientes – e até mesmo lhe dar algumas ideias de como fazer isso. Confira!
Investir em experiência é fazer uma excelente propaganda do seu produto ou serviço
Pense em uma oportunidade em que você optou por comprar um produto ou contratar um serviço sem conhecê-lo completamente. Se nenhuma memória lhe vem à mente é porque você sabe que existe uma grande relação entre o conhecimento e a decisão da compra – e é exatamente por isso que promover experiências para seus clientes é tão importante.
Quando o consumidor tem a oportunidade de provar, testar, visualizar, explorar, conhecer e até mesmo saborear um determinado produto ou serviço – mesmo que por um intervalo de tempo pequeno – ele já consegue mudar sua percepção. Portanto, não existe propaganda melhor para o seu negócio do que realmente colocar o seu cliente para viver uma experiência oferecida por você.
A experiência é a porta de entrada para outras ações de marketing
Quando seu cliente aceita viver uma experiência com seu produto ou serviço, ele já está mais propenso a embarcar em outras oportunidades de interação com a marca.
A partir daí, outras ações de marketing, como a divulgação de banners, uso de painéis publicitários, entrega de brindes e produtos promocionais já terão um efeito ainda melhor com o público.
A experiência continua no ambiente online e no pós-venda
Para poder completar sua experiência oferecida para o cliente, é importante lembrar que toda ação de marketing bem feita deve ser 360 – ou seja, atuar em todas as esferas possíveis de contato com o público.
Por isso, você não deve encerrar seus esforços ao promover o contato do seu cliente com o produto/serviço ou após entregar os materiais publicitários. Essa interação deve se estender para o período pós-venda e até mesmo para as redes sociais.
Além de fazer com que suas mídias funcionem como um SAC 2.0, atendendo as dúvidas dos consumidores no pré e pós-venda, você pode usar os mesmos meios para continuar se comunicando e promovendo ações de encantamento para eles.
Quanto melhor a relação entre vocês, maiores são as chances de que o público continue sendo fiel a sua marca.
Exemplos de experiências únicas para seus clientes
Criar experiências únicas para seus clientes não é difícil. Se você é uma empresa de alimentação, que tal promover uma sessão de degustação dos seus produtos? Use um balcão próprio para disponibilizar alguns alimentos para seus clientes provarem e se convencerem de comprar com você.
Para quem trabalha com carros, um test drive pode ser uma ótima oportunidade. Convide seu cliente para a loja e apresente para ele não somente as vantagens do carro, como também dos serviços oferecidos por você.
E para os que vendem serviços, que tal oferecer um desconto na primeira contratação? Permita que seu cliente tenha uma pequena amostra do seu trabalho ao lhe visitar no seu estabelecimento, deixando-o com vontade de contratá-lo para experimentar mais do serviço.
Não se esqueça, também, de montar um balcão com materiais complementares, como banners, catálogos e flyers, que podem dar mais detalhes sobre o seu trabalho. São experiências assim que trazem o cliente para mais perto do seu negócio.
Você já trabalhou com o marketing de experiência antes? Quais são suas opiniões sobre o assunto? Conte para a gente como você cria experiências únicas para seus clientes!