Hoje em dia, não basta um produto ou serviço ser bom e barato. Se as empresas querem vender para clientes cada vez mais exigentes, em um mercado altamente competitivo, precisam se esforçar para melhorar a experiência de compra. Conforme afirmou o empresário Gregory Yankelovich “os clientes não estão comprando produtos e serviços – mas, sim, experiências entregues através dos produtos e serviços”.
Com o avanço da tecnologia, tem sido comum o uso de tablets no ponto de venda como forma de oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente, permitindo maior agilidade, interatividade e simplicidade no processo de interação com a empresa. Ao utilizar um gadget, a companhia passa uma imagem positiva para seu consumidor, sendo vista como uma marca ligada às novas tendências da tecnologia.
Neste cenário, os antigos catálogos impressos e apresentações vão sendo substituídos ou complementados pelas suas versões digitais. Uma apresentação de produto digital pode ser facilmente visualizada em tablets e smartphones e oferece possibilidade de atualização constante e, praticamente, em tempo real.
Além dessas vantagens, confira, a seguir, outros benefícios e razões para você começar a adotar a apresentação digital de produtos em sua loja ou evento.
1. Oferece interação
Os tablets, seja na versão Android ou iOS, são bastante intuitivos e simples de usar. Qualquer pessoa que saiba utilizar um smartphone não terá problemas para visualizar e interagir com sua apresentação digital. Na versão digital, as fotos do produto podem ser vistas em alta resolução, em diferentes ângulos e com a opção de zoom.
Outro ponto é a praticidade. Em uma apresentação impressa, o cliente precisa manusear várias folhas até encontrar o produto que procura. Já em uma apresentação de produtos digital, é possível fazer buscas rápidas em determinadas categorias, pelas especificações técnicas ou mesmo pelo nome do produto.
Em determinados aplicativos, é possível incluir recursos extras como vídeos com demonstrações dos produtos e depoimentos de clientes, links para seu site ou a opção de curtir as redes sociais. Também é possível emitir pedidos de compra, por meio do próprio catálogo digital.
Todas essas funcionalidades proporcionam uma experiência positiva do cliente com a sua marca e opções de interatividade que não são possíveis de oferecer sem o uso da tecnologia.
2. Custo menor comparado a apresentações impressas
A apresentação de produtos digital é definitivamente mais barata para ser produzida e distribuída do que a impressa. Hoje, o custo para produção de um catálogo digital fica limitado apenas ao software ou aplicativo utilizado para o design, às vezes, feito no próprio tablet.
Nas opções impressas, além da ferramenta, correm as despesas com papel, impressão e frete. Além disso, em caso de atualização de produtos, a apresentação precisa ser refeita e retirada de circulação, gerando novos custos. Na versão digital, toda a linha de produtos e serviços pode ser atualizada de forma simples e em tempo real.
Outra vantagem do digital é que ele não perde a qualidade com o tempo. No impresso, o papel e a impressão se deterioram com o uso constante e requerem mais custos para impressão de um novo lote.
3. Mobilidade
Uma apresentação de produtos digital pode ser distribuída de forma mais prática e totalmente sem custos. Com o material disponível na nuvem, ele fica acessível tanto para vendedores quanto para clientes, sendo facilmente enviado por e-mail ou disponibilizado no site ou em redes sociais. Assim, sua apresentação poderá ser acessada a partir dos mais diferentes dispositivos e em qualquer lugar.
4. Logística
Portar um tablet com uma apresentação de produtos digital é muito mais fácil do que carregar 300 catálogos impressos debaixo do braço. Soma-se ao custo do transporte o problema do armazenamento.
Durante um evento, é preciso arranjar um espaço físico considerável para guardar todos os impressos, ocupando áreas úteis de exposição que poderiam ser melhor aproveitadas. Os tablets, com os catálogos digitais, podem ser dispostos em suportes específicos, sem ocupar muito espaço, dando um aspecto mais bonito e moderno ao seu stand.
Uma nova geração de consumidores surgiu com a evolução da tecnologia: são chamados consumidores 3.0. Para eles, é fundamental um nível de interatividade maior com as empresas, ter acesso a informações relevantes e atualizadas e a utilização da tecnologia a favor de sua experiência de compra.
Nesse sentido, a apresentação de produtos digital oferece diversos benefícios para seu negócio, estando alinhada aos interesses e exigências de um consumidor cada vez mais conectado e interessado em novas tecnologias.
Além disso, essa iniciativa favorece uma redução de custos para os negócios e uma melhor percepção de sua marca no mercado.
Então, você está pronto para alavancar suas vendas apostando na interatividade? Já utiliza apresentação de produtos digital em sua loja? Compartilhe suas experiências nos comentários. Até a próxima!