Não importa se a realidade do mercado é de crise econômica ou de bonança, a verdade é que uma das melhores maneiras de se lucrar com a atividade comercial é saber atrair mais clientes com um custo menor de investimento nessas estratégias.
Mesmo que esse seja o objetivo de boa parte das empresas, sabemos que conquistar o cliente sem ter que investir muito dinheiro é um grande desafio – o que não significa que seja uma tarefa impossível.
Nesse artigo, separamos 5 soluções que são ótimas ideias para atrair mais clientes sem ter que sacrificar o caixa do seu negócio. Confira!
#1 Um bom atendimento é a alma do negócio
Pare tudo que você está fazendo se acredita não ser capaz de prestar um bom atendimento para o seu cliente em qualquer etapa da jornada de compra. Hoje, um bom atendimento, seja no primeiro contato com seu negócio, no momento da venda ou no pós-venda, é considerado melhor estratégia de marketing do que muitas campanhas de sucesso desenvolvidas por ai.
O cliente preza por uma boa experiência no relacionamento com as marcas e costuma divulgar para amigos e família quando é bem atendido na hora de contratar um serviço ou comprar um produto – e isso é melhor do que qualquer investimento em propaganda que sua empresa possa fazer.
#2 Trabalhe bem a comunicação
A comunicação é, também, a alma da boa publicidade – e cada vez mais os clientes estão compreendendo que empresas que se comunicam bem prestam serviços de qualidade. Apesar de, inicialmente, investir em estratégias, como marketing de conteúdo, e ter uma boa equipe de comunicação parecem ser ideias caras, essas são maneiras relativamente econômicas de atrair mais clientes e nutrir o relacionamento com os antigos.
Se posicionar como referência de conteúdo no mercado que você atua e ser capaz de manter um diálogo harmonioso com o público são ótimas estratégias para atrair mais clientes.
#3 Ofereça serviço/produto de qualidade
Não adianta ter um excelente atendimento, uma ótima propaganda, uma impecável comunicação se o seu produto ou serviço não sustenta a boa imagem do seu negócio. Por isso, melhor do que contratar a maior empresa de marketing para divulgar os seus produtos é colocar esse investimento no desenvolvimento deles. Você vai ver que, eventualmente, a qualidade do seu negócio vai, também, ser uma propaganda importante para a empresa, ajudando a atrair mais clientes.
#4 Conte com a ajuda de parceiros
Ninguém caminha sozinho para o sucesso – nem mesmo as empresas. É por isso que é cada vez mais comum ver instituições se aliando para fazer longas parcerias, cativar os seus clientes e obter mais resultados nas suas vendas.
Se você conhece uma empresa de serviço ou produto que possa se beneficiar de uma parceria com o seu negócio, que tal entrar em contato para tentar juntar forças? Essa é uma maneira barata de atingir um novo público e também agradar os seus fiéis clientes.
#5 Tenha uma marca forte
Sua marca é, provavelmente, aquilo que vai ajudar o seu cliente a lembrar de você quando precisar do seu serviço ou produto. É por isso que divulgá-la é indispensável para que você consiga atrair mais clientes.
Uma maneira simples de fazer essa divulgação é com a ajuda de um totem publicitário, que pode ser posicionado na frente de sua loja e que, na grande maioria das vezes, tem um custo benefício muito maior do que comprar um espaço de mídia na TV, na revista ou no jornal. Pense nisso!
Atrair mais clientes com menor investimento não é uma tarefa tão difícil assim quanto inicialmente você pensou, não é mesmo? Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe o e-book 5 dicas para atrair muito mais clientes em eventos e shoppings!