Muito além do entretenimento, o vídeo se tornou uma forma valiosa de conteúdo e de meio para promoção de vendas. Exibir vídeos para clientes é um forma de Marketing que vem ganhando importância no mundo dos negócios, principalmente por ser um dos poucos tipos de materiais que fornecem valor, relevância e a flexibilidade que os consumidores demandam hoje em dia.
Além de divulgar seus produtos e serviços, as empresas podem utilizar esse recurso visual para se aproximar de seus clientes, demonstrando seus valores, visão do mundo e aumentando a visibilidade de sua marca.
De acordo com pesquisa realizada pela Hubspot, 90% dos clientes afirmam que os vídeos ajudam a tomar a decisão de compra e 64% deles são mais propensos a comprar um determinado produto depois de assistir a um vídeo sobre ele.
O uso de TVs pode ser uma maneira moderna e inovadora de atrair clientes em seu stand em uma feira ou mesmo em sua loja. É praticamente impossível passar por uma tela com um vídeo e não prestar atenção ao seu conteúdo.
Além do ótimo custo-benefício e da familiaridade do público com telas touch screen, o uso do tablet também é uma opção interessante para promover a interatividade e melhorar a experiência do usuário, permitindo que, a partir de um vídeo, o cliente possa clicar em um link para ter acesso a outros conteúdos e consultar todo o seu catálogo de produtos ou listas de preços. Para aqueles que ficam receosos de deixar um tablet disponível para o público geral, existem suportes para tablet que garantem a ergonomia para o usuário, segurança para o equipamento e atratividade para sua loja ou espaço na feira.
Se você pretende se aventurar no marketing em vídeo, confira, a seguir, 6 dicas que preparamos para ajudá-lo a engajar seus clientes e aumentar suas conversões ao exibir materiais nesse formato.
#1 Coloque seu vídeo em um local atrativo
Você pode ter desenvolvido um vídeo incrível, mas se ele estiver em local de difícil acesso ou ‘escondido’ em seu stand ou loja, sua ação poderá não trazer nenhum resultado.
Disponibilize seu vídeo em uma TV, computador ou tablet localizado ao alcance dos olhos e das mãos de seus clientes. No caso do tablet, colocar o dispositivo em um suporte de qualidade, bonito e atrativo, pode potencializar as chances de despertar o interesse e a atenção de seu público.
#2 Teste seus vídeos com antecedência
Imagine: você produziu um vídeo de alta qualidade, escolheu um local estratégico para exibi-lo, seu cliente foi atraído, mas na hora de clicar no play, nada acontece!
Não coloque sua estratégia a perder! Uma ação simples e totalmente necessária para exibir vídeos para clientes é testá-los com antecedência, antes do seu evento ou de colocá-lo em sua loja.
#3 Disponibilize informações relevantes sobre seu produto
Quanto mais informações você conseguir oferecer para seus clientes potenciais, maiores as chances de eles realizarem a compra. Além de aumentar as suas vendas, exibir vídeos para clientes pode ajudar a diminuir significativamente o número de devoluções de produtos, por exemplo.
Quando você apresenta seu produto em detalhes e da forma mais fiel ao que ele é, o cliente fica mais bem informado sobre o produto que está adquirindo, evitando, assim, possíveis insatisfações pós-compra.
4# Sempre vá direto ao ponto
Evite fazer vídeos muito longos, maiores do que 5 minutos. Você precisa captar a atenção dos seus clientes já nos primeiros segundos, para que ele não desista de assistir ao vídeo até o fim – 59% das pessoas assistem ao vídeo até o fim quando ele tem menos de um minuto de duração.
Por isso, é preciso que sua mensagem vá direto ao ponto, já no início do vídeo. Reúna argumentos persuasivos e informações relevantes, disponibilizando-as com uma linguagem simples, no tempo presente e sem jargões.
Você precisa explicar o motivo pelo qual o seu lead precisa continuar a ver o seu conteúdo, informar o que sua empresa faz de diferente ou melhor do que sua concorrência e como ele será beneficiado se fizer negócio com você.
#5 Inclua depoimentos autênticos
Quando você inclui em seus vídeos depoimentos de clientes, está endossando a credibilidade de sua marca. As pessoas tendem a confiar mais na avaliação de outros usuários que utilizaram o seu produto do que no seu vendedor.
No entanto, é muito difícil simular uma emoção no vídeo. Tenha certeza de selecionar clientes que realmente estejam contentes com seus produtos e que se expressem de forma verdadeira e à vontade em frente às câmeras.
#6 Não esqueça do call-to-action
Se os vídeos serão exibidos em tablets ou em outras telas com recurso touch screen, explore o call-to-action, convidando seu cliente a executar alguma ação durante a exibição ou ao final do vídeo.
Essa ação não precisa ser apenas uma compra imediata. Você pode utilizar links, setas ou botões para convidar o usuário a assistir a outros vídeos relacionados, visitar o site da empresa, ou curtir a sua fanpage. Dessa forma, ao exibir vídeos para clientes com CTA, diminuem as chances de irem embora embora sem saber o que você gostaria que ele fizesse após assistir ao seu conteúdo.
Somos seres visuais. O sentido da visão é um dos primeiros a entrarem em ação nos contatos que seu cliente fará com sua empresa. De acordo com dados, 70% de nossos receptores sensoriais estão em nossos olhos. Não é à toa que os vídeos fazem tanto sucesso – o Brasil já é o segundo maior mercado consumidor de vídeos na internet. Por isso, não fique de fora dessa tendência, crie conteúdos incríveis e utilize técnicas para exibir vídeos para clientes de modo atrativo.
Sua empresa já trabalha com marketing em vídeo? Gostou das nossas dicas de como exibir vídeos para clientes? Deixe sua mensagem nos comentários!