Expor em uma feira ou evento de grande proporção é um investimento de marketing importante para a empresa que quer mudar seu comportamento e imagem no mercado. Por esse motivo, organizar muito bem a sua participação e presença nesse encontro é indispensável para conseguir alcançar esses objetivos.
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos sete dicas imperdíveis de como expor em uma feira ou evento para garantir que você vá passar melhor impressão para seus clientes e concorrentes. Confira!
#1 Busque por uma boa localização no evento
A primeira atitude que você deve ter ao decidir expor em uma feira ou evento é, sem sombra de dúvidas, buscar por um bom espaço no local onde esse encontro vai acontecer.
Em alguns eventos, a escolha do local pode estar relacionada com o maior valor de investimento no stand, permitindo que essas empresas fiquem mais bem posicionadas no ambiente de visitação. Entretanto, alguns eventos permitem que os expositores escolham seus locais de trabalho – o que demanda de você muita atenção para escolher o ideal, onde a sua visitação seja valorizada.
#2 Converse com toda a equipe e alinhe as expectativas
Uma vez que o local que vocês vão expor está decidido, é hora de sentar com toda a equipe de marketing e vendas para poder definir como será realizado e apresentado o trabalho no stand. Uma boa maneira de começar essa reunião é fazendo um brainstorming para poder coletar o máximo de ideias possíveis – além de compreender melhor a expectativa de cada participante – sobre o stand que vocês querem organizar.
Essa atitude também é uma excelente alternativa para deixar seu time mais motivado para esse importante evento que vocês vão participar.
#3 Conheça os detalhes e exigências da organização
Expor em uma feira requer atenção às regras e orientações estabelecidas pelos organizadores. Esses detalhes podem variar muito de acordo com o público que vai visitar o local, quais expositores estarão presentes e até mesmo o objetivo final daquele encontro que você vai participar.
Confira todas as informações relevantes desse aspecto e alinhe o seu planejamento para atender a essas exigências.
#4 Pense em um diferencial para o seu stand
Ao expor em uma feira, para um stand se destacar dos outros é importante que ele conte com diferenciais e inovações, que sejam capazes de chamar a atenção dos visitantes, mesmo de longe. Esse diferencial pode estar na decoração, nos brindes, nas facilidades que você oferece ou até mesmo nas atrações que você escolheu para animar aquele encontro com os clientes. Vale a pena lembrar que o seu diferencial deve estar alinhado com seu público-alvo que você vai receber no stand, para não afastá-los ao invés de atraí-los.
#5 Escolha bem seus fornecedores
Fornecedores são aquelas empresas e profissionais que vão trabalhar para ajudar a montar o stand e a produzir o que você vai oferecer durante o evento para os clientes. Ao expor em uma feira ou eventos de grande porte, por questões de padronização, os organizadores podem disponibilizar os fornecedores para essas montagens, o que garante também o cumprimento do prazo, sem gerar atrasos na preparação dos stands.
Para quem opta por contratar seus próprios fornecedores, existe a vantagem de conseguir fazer algo inovador e diferente do padrão, porém você precisa garantir de que vai contratar empresas e profissionais de confiança para não ficar na mão na hora de expor no evento.

#6 Considere a possibilidade de trabalhar com outras marcas
Se você está precisando economizar nos gastos com marketing, mas não quer deixar de participar do evento ou expor em uma feira, que tal unir forças com outras marcas que podem se beneficiar dessa proposta? É interessante procurar por empresas que tenham atividades complementares às suas, para que vocês consigam somar interesses no momento de atender os clientes.
Essa união também resulta na divisão dos gastos na hora de montar um excelente stand para o evento que vocês vão participar.
#7 Comece a organização meses antes de expor em uma feira
Nunca deixe para última hora os preparativos da feira – já que, além de tudo ficar mais caro, você pode acabar esquecendo-se de algo importante por conta da pressa. Recomendamos que o planejamento, orçamento e fechamento dos contratos dos fornecedores sejam feitos com dois a três meses de antecedência da data do evento.
Essas dicas vão ajudar a sua empresa a ter mais sucesso ao expor em uma feira. Você tem alguma sugestão que não citamos aqui? Quer tirar alguma dúvida sobre o assunto? Escreva pra gente nos comentários.