Quando se pensa em vitrines, comumente pensamos em lojas do varejo, certo? O que muita gente não sabe é que as vitrines são bastante versáteis e não apenas no varejo pode usar vitrines para aumentar seus resultados de venda. O material também pode ser utilizado em outros estabelecimentos, ambientes corporativos e até dentro de casa.
No mercado, existem vitrines de diferentes formatos, tamanhos e preços, podendo se adequar a qualquer tipo de ambiente. Quando fabricadas em alumínio, elas apresentam leveza, acabamento e resistência superior aos expositores mais tradicionais fabricados com outros materiais, como o MDF ou o acrílico.
Independentemente do uso, deve-se ter atenção ao espaço disponível e evitar colocar um grande número de itens dentro da vitrine, para não causar um excesso de informação e confusão do que realmente se pretende expor. No entanto, também não é aconselhável deixar a vitrine vazia demais.
Organize os objetos em grupos, aproximando aqueles que forem pequenos e dispondo os itens maiores, facilitando que a vitrine seja vista de longe. Quando a luz ambiente não é favorável, pense na possibilidade de incluir lâmpadas do tipo LED para iluminar áreas escurecidas ou dar enfoque em um determinado objeto.
Tomando esses cuidados básicos, você pode transformar qualquer espaço em um lugar moderno, criativo e atrativo para seu público.
Para ter algumas ideias de como usar vitrines, confira as dicas a seguir!
Como usar vitrines?
Você pode usar vitrines em diferentes ambientes e com foco nas mais diversas utilizações e públicos, como:
Salas de espera
Se a sua empresa possui uma sala de espera ou recepção, pense na possibilidade de expor objetos decorativos para tornar o ambiente mais interessante e agradável.
Para entreter seu cliente enquanto espera, utilize uma vitrine para colocar produtos ou objetos que remetam ao seu segmento de atuação, dando um ar sofisticado e moderno ao ambiente, além de reforçar a identidade de sua marca.
Postos de gasolina
Tem se tornado comum os postos de combustíveis oferecerem programas de fidelidade em que, ao abastecer, o motorista ganha pontos que podem ser trocados por mercadorias.
Uma forma de potencializar suas estratégias de marketing é apresentar em uma vitrine esses produtos promocionais para despertar a necessidade e o desejo dos seus clientes.
Outra opção é usar vitrines para expor coleções de miniaturas de automóveis, por exemplo – um atrativo a mais para o estabelecimento!
Farmácias

Normalmente, as farmácias mais tradicionais seguem um padrão de layout, com um balcão no fundo, gôndolas, prateleiras e área de caixa para pagamento.
Uma forma de transformar esse padrão em uma verdadeira experiencia de compra para o cliente é usar vitrines, dando um ar mais elaborado e moderno na exposição dos seus produtos.
No entanto, é preciso ter atenção redobrada para que os vidros sempre estejam devidamente limpos, dando um ar de ambiente saudável e higienizado, exigências fundamentais em um estabelecimento farmacêutico.
Museus
Usar vitrines pode ser uma solução econômica para exibir objetos em mostras de museus permanentes ou em eventos temporários. O vidro temperado garante a transparência, durabilidade e segurança contra eventuais pequenos impactos. Além disso, há modelos que possuem fechadura para proteger os objetos expostos.
Ambientes residenciais
Para aqueles banheiros cheios de produtos de beleza e de higiene espalhados sobre a bancada da pia, já pensou em usar vitrines? Dessa forma, você mantém todos os seus cosméticos organizados e sempre à vista.
Para aquelas suas lembranças de viagem, bibelôs de família ou mesmo uma coleção de bebidas, uma vitrine é a solução perfeita para harmonizar o ambiente e organizar e preservar seus itens, valorizando-os na decoração de sua casa.
As vitrines são versáteis, úteis, decorativas e fáceis de limpar e de utilizar nos mais diversos ambientes.
Você poderá, facilmente, usar uma vitrine para compor com equilíbrio a decoração da sua casa ou integrá-la em ambientes corporativos, colaborando para expor mais atrativamente produtos, amostras, peças promocionais, etc.
Você conhecia a versatilidade das vitrines? Ficou com alguma dúvida sobre como utilizá-las? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.