25 de abril de 2017

Como decorar uma vitrine?

Tempo de Leitura : 4 minutos


Para atrair clientes e vencer a concorrência, os comerciantes devem sempre caprichar nas vitrines de suas lojas. O layout de vitrine perfeito para decorar uma vitrine é aquele que atrai consumidores, os convence a entrar em seu estabelecimento e provoca encantamento com seus produtos.

No entanto, ao contrário do que alguns varejistas pensam, vitrine não é estoque. Ela precisa ser organizada, com o poder de deixar o cliente curioso e com vontade de entrar na sua loja ou stand.

Não adianta ter produtos incríveis se eles não são expostos de forma adequada. Mais do que um cartão de visitas, a vitrine é um dos principais meios de comunicação do varejo com seus clientes.

Antes de começar a montar sua vitrine, é preciso sempre ter em mente o seu público-alvo – isso ajudará na hora de decidir quais itens devem ser colocados na vitrine e a criar a forma mais atrativa para expô-los nesse espaço.

Para isso, é preciso saber a faixa etária do seu consumidor potencial, bem como o nível de educação, interesses, faixa de renda e estilo de vida. Assim, o seu espaço de exposição pode ser melhor aproveitado.

A seguir, confira mais dicas para decorar uma vitrine em sua loja ou stand. Acompanhe!

Dicas de como decorar uma vitrine


Saiba como deixar suas vitrines mais atraentes e, consequentemente, aumentar as suas vendas. 

#1 Cores


As cores utilizadas para decorar uma vitrine podem afetar diretamente as suas conversões de venda. O amarelo, por exemplo, é muito utilizado para chamar a atenção para uma determinada oferta e o vermelho para promoções, quando se quer uma ação rápida do cliente. O azul pode ser usado para demonstrar profissionalismo e o preto para objetos de luxo e de alto valor agregado.

É importante que as cores estejam coordenadas para dar uma harmonia ao decorar uma vitrine. Para não errar na hora da montagem, escolha sempre duas ou três cores para ter como base de toda a decoração.

As cores utilizadas podem combinar com a estação do ano, o público-alvo e o produto ou serviço que está sendo vendido. Revistas especializadas podem ajudar na escolha das cores que estão em alta, mas, na dúvida, vale sempre fazer testes para saber quais dão mais resultado para o seu negócio.

#2 Iluminação


Use sempre uma iluminação para que as pessoas enxerguem bem os produtos e os preços expostos na sua vitrine. Não deixe cantos escurecidos e adicione refletores para dar enfoque maior em determinados produtos, criando pontos de interesse. Dependendo da temática, você também pode usar luzes coloridas.

Considere a possibilidade de utilizar lâmpadas do tipo LED. Apesar de mais caras, elas economizam energia, têm maior durabilidade e alta capacidade de dar destaque para os detalhes dos seus produtos.

O ideal é que a temperatura de cor da lâmpada que se utiliza nas vitrines seja igual à iluminação geral da loja, para que os clientes não tenham um desconforto visual ou notem diferenças de cor do produto.

#3 Regra do três


Sempre agrupe os seus produtos em “lotes de três”. Para concentrar a atenção do seu cliente, disponha os itens, agrupando três deles lado a lado ou um abaixo do outro, como em degraus.


O motivo para isso é muito simples. Tendemos a ficar movimentando o olhar na vitrine, e quando encontramos algo simétrico e balanceado, isso chama a atenção. 

Você também pode agrupar seus produtos por categorias, como cor, preço, tamanho, segmento ou tipo. Isso pode estimular o consumidor a comprar mais, sem perder tempo procurando em volta por mais opções ou produtos que combinem entre si.

Ao decorar uma vitrine, planeja o espaço de forma equilibrada, nem muito cheio, nem muito vazio. A distância entre um produto e outro deve ser de, no mínimo, 10 centímetros.

#4 Renovação constante


Todos os dias, modifique pequenas coisas na sua vitrine, trocando pelo menos um produto, e renove-a completamente de mês a mês. Isso pode chamar a atenção do seu cliente, dando a ideia de mudança e novidade. Além disso, essa renovação diária permite exibir produtos que não podiam ser colocados na vitrine antes por falta de espaço.

Faça, também, um bom planejamento para potencializar os produtos de acordo com as datas importantes, como Natal, Dia das Mães, etc.

Viu como é fácil decorar uma vitrine? Conhece outras dicas de como expor produtos em um ponto de venda ou stand? Compartilhe suas ideias nos comentários. Até a próxima!

Escrito por:

Ana Francisca

Ana Francisca

Compartilhe este post

Mais para explorar

Cabine Ou Totem Fotográfico: O Que Escolher?

Quem é que não gosta de uma foto? Com a chegada das câmeras digitais e o avanço das tecnologias fotográficas dos nossos smartphones, hoje, quase ninguém passa ileso à febre...

Consumidor Brasileiro: Perfil E Expectativas

Com o avanço da tecnologia e a presença cada vez mais constante da internet no nosso dia a dia, o perfil do consumidor brasileiro mudou significativamente. Hoje, ela possibilita o acesso ao...

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos