O sonho de qualquer negócio que trabalha com clientes finais é estar sempre ao alcance deles quando precisam. Para isso, é importante encontrar uma forma prática de ganhar visibilidade por parte dos clientes.
Isso significa, literalmente, estar ao alcance de quem compra – e é exatamente por isso que, até hoje, muitas empresas ainda investem de maneira significativa na produção de materiais de divulgação impressos, como catálogos, folders e flyers.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como esses materiais de divulgação podem ter um papel importante na sua estratégia de marketing – e facilitar, é claro, o contato com seus clientes.
Materiais impressos são uma forma prática de ganhar visibilidade
Nada fala mais sobre você e o seu negócio do que a imagem transmitida nos materiais de divulgação que vocês repassam para seus clientes. Quando essa imagem está em um material impresso, o impacto na impressão do seu cliente é ainda maior, visto que é mais fácil absorver e compreender aquele visual apresentado para ele.
É por isso que, não importa se você vai produzir um folder, um flyer ou um catálogo, toda a estratégia de criação e divulgação deve ser muito bem pensada para garantir o impacto certo no seu cliente, na fase correta de interação com sua marca.
Podem ser usados em diferentes situações
Materiais de divulgação impressos podem ser usados em muitas situações quando o assunto é divulgar a sua imagem. Apesar de, frequentemente, estarem associados a estratégias de panfletagens e divulgação em eventos, esses materiais também ajudam a enriquecer o trabalho do time de marketing da sua marca em grandes lojas, feiras, visitas a clientes e, até mesmo, reuniões comerciais.
Basta um pouquinho de criatividade para compreender como seus folders, flyers e catálogos podem ser melhor usados na sua estratégia de contato e divulgação com seu cliente.
Cada tipo de material atua em uma fase diferente de contato com o cliente
Apesar de serem utilizados com o mesmo objetivo – o de divulgação do seu negócio -, cada material impresso tem um papel na estratégia de contato com o cliente e são uma forma prática de ganhar visibilidade. Eles são usados em fases diferentes do processo de compra, abordando o possível interessado com informações que são significativas e relevantes para ele, ajudando-o a migrar para a próxima etapa.
Os flyers, por exemplo, são materiais de divulgação entregues no primeiro contato do cliente com a sua marca. Suas informações são breves e o investimento no visual e no impacto inicial é maior do que no conteúdo divulgado em si.
Modelos de flyer
O folder, por sua vez, apesar de também ser um material de contato inicial, é oferecido para aqueles clientes que já demonstram um interesse no tipo de serviço que você presta, mas não conhecem o seu trabalho. Por isso, as informações são um pouco mais detalhadas, mas não devem ser muito densas para não afastar o cliente.
Modelos de folder
O catálogo é o material impresso que representa a última etapa do processo de compra do cliente. Aqui, ele está procurando informações sobre o seu negócio para, finalmente, tomar a decisão de contratá-lo ou não. Por isso, além da qualidade visual do produto, você deve dedicar um espaço maior para apresentar tudo o que pode oferecer para seu possível cliente.
Modelo de catálogo
Se você realiza um planejamento inteligente e um investimento de qualidade nesses materiais de divulgação, eles podem ser essenciais para lhe garantir um bom retorno na captação de novos – e até antigos – clientes. Essa é uma forma prática de ganhar visibilidade para sua empresa e marca.
Com quais desses materiais de divulgação você já trabalhou anteriormente? Conte para a gente sua experiência sobre o assunto!