2 de fevereiro de 2020

Como montar um negócio com quiosque?

Tempo de Leitura : 5 minutos

A fim de vencer a crise com criatividade e de criar uma aproximação maior com os clientes, o modelo de negócio com quiosque tem se mostrado uma opção bastante vantajosa.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios potenciais, é preciso um bom planejamento na hora de definir como montar o seu negócio com quiosque. O planejamento passa por diversas etapas, indo desde a escolha da estrutura, o orçamento disponível e, claro, sua divulgação e promoção.

Quando se inicia um novo empreendimento, que necessita de um ponto de venda otimizado, o quiosque é uma grande oportunidade! A seguir, conheça dicas essenciais para você começar já o seu planejamento e montar um negócio com quiosque. Confira!

>> Ebook: Guia Completo Para Planejar Um Quiosque

Passo 1: definindo o formato ideal para seu negócio com quiosque


Em primeiro lugar, é necessário que seu negócio com quiosque seja relevante. De pouco adianta simplesmente querer abrir um quiosque de lanches, por exemplo, sem conhecer o comportamento de compra do consumidor de sua região.

Avalie a concorrência e busque no mercado as referências necessárias para que seu negócio tenha espaço para se manter lucrativo e se desenvolver no futuro.

A partir disso, é necessário pensar se o local escolhido e a verba disponível para investimento garantem um quiosque ideal para as atividades de seu negócio.

Esse planejamento será essencial para apresentar seu projeto para o local escolhido por você. Shoppings, por exemplo, exigem informações bastante detalhadas (alguns pedem, inclusive a maquete de seu espaço) para as propostas de instalação de quiosque.

Faça uma boa análise de mercado, um planejamento consistente, escolha bem o seu produto ou serviço e mãos à obra!

Existem diversas possibilidades para um quiosque, basta escolher a melhor para o seu negócio

Passo 2: fazendo o planejamento financeiro de seu negócio

Planejamento financeiro é a base para qualquer empreendimento. Conforme especialistas, a falta de organização nesse sentido é uma das principais motivadoras de quebra das pequenas empresas.

Não comece seu empreendimento com o pé esquerdo! Faça um bom planejamento, defina quais são seus recursos próprios e, mesmo, a necessidade de financiamento, qual deve ser seu capital de giro para se manter nos primeiros meses, etc.

Normalmente, abrir um quiosque custa, pelo menos, R$ 40 mil. Certifique-se de que você possui recurso suficiente para isso e para manter seu negócio funcionando.

Se perceber a necessidade de buscar um financiamento, elaborar um planejamento estratégico de seu negócio pode contar pontos a favor. Neste documento, sua empresa, seus processos, seus produtos/serviços, concorrentes, fornecedores, seu capital próprio e sua projeção de lucros devem estar explicitados em detalhes.

Esse cuidado lhe ajudará a evitar erros na gestão do negócio e a obter sucesso em sua jornada!

>> Leia também: 6 motivos que levam seus clientes a comprar com a concorrência

Passo 3: o atendimento do seu negócio com quiosque deve ser excelente

Se pensarmos em um negócio com quiosque como uma loja, porém menor, é preciso transferir esse planejamento para seus recursos humanos, também. Negócios com quiosques, geralmente, contam com apenas 1 ou 2 funcionários.

É importante pensar em uma estrutura que possa comportar espaço para que esse atendimento seja feito adequadamente. Um bom atendimento, empregado de forma consistente, faz com que a experiência do cliente seja positiva e ele retorne mais vezes ao seu quiosque!

Lembre-se: um negócio com quiosque depende muito mais de todos seus elementos, por se tratar de um espaço físico menor. Portanto, é preciso garantir a excelência de seu atendimento. A forma como a estrutura for montada deve considerar eficiência e qualidade para que os colaboradores possam atuar da melhor maneira possível!

A eficiência deve ser considerada na hora de planejar seu quiosque

Passo 4: seu negócio com quiosque integrado à divulgação


Uma grande vantagem ao começar um negócio com quiosque é que sua própria estrutura é, ao mesmo tempo, sua forma de divulgação.

Materiais de ponto de venda, como vitrines, painéis e totens iluminados podem ser parte da estrutura de seu quiosque. Além da divulgação em outras mídias, a sua estrutura é um espaço criativo com potencial de divulgar bem seu produto e de atrair novos clientes.

Procure fornecedores e consultores que possam auxiliar o seu negócio a aproveitar cada centímetro quadrado! Muitas vezes, soluções que integram a decoração e usabilidade com divulgação podem ser a melhor opção em investimento.

Por exemplo, grandes franquias, como o McDonald’s, sabem desse potencial e investem em uma identidade única para seus projetos de quiosque de sobremesas. Busque referências de sucesso e inspire-se!

Você ficou com alguma dúvida sobre como montar um negócio com quiosque? Já conhece a linha de quiosques da Alumipac? Contate-nos! Ideias novas de negócio com quiosque sempre são bem-vindas!

Escrito por:

Clovis

Clovis

Compartilhe este post

Mais para explorar

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos