28 de março de 2023

Tendências para feiras e eventos em 2023

Tempo de Leitura : 7 minutos

Com a volta dos congressos, feiras e eventos com mais força, 2023 se tornou um ano de muita expectativa para produtos, empresas e patrocinadores, buscando voltar com tudo para retomar seu espaço no mercado e se reaproximar dos clientes e público.

Porém, não basta apenas marcar presença nos eventos e ter um stand lá, já que a concorrência está cada vez mais acirrada e os clientes mais exigentes. É essencial atrair a atenção de todos, reter eles em seu espaço, buscar cativar para entregar um evento inesquecível.

E para isso, é preciso saber as principais tendências para feiras e eventos em 2023. Mas calma que você não está sozinho nessa, e nós da Alumipac vamos te ajudar a acertar em cheio em todas elas, com a melhor estrutura.

Além disso, tivemos presente na EuroShop 2023, a maior feira de comércio do mundo, que ocorreu em Düsseldorf, Alemanha. Durante os cinco dias de evento, a equipe da Alumipac acompanhou as novidades e tendências do setor, buscando sempre trazer o melhor para você. Confira!

Tela tensionada na EuroShop 2023

Tecnologia e inovação para atrair visitantes nos eventos de 2023

Primeiramente, é essencial, ainda mais em grandes feiras e eventos, que seu stand seja atraente e se destaque no meio de todos. Alguns pontos podem te ajudar aqui como localização e aparência, afinal, o primeiro contato é importante para chamar o visitante, e por isso seu espaço tem que ter uma estrutura bonita e funcional.

Além disso, a comunicação externa também tem que conversar com o visitante que ainda está fora do espaço, com mensagem curta, clara e atraente do que se pretende comunicar, despertando curiosidade.

A digitalização é um movimento crescente que tem transformado a relação entre indivíduos e empresas com o mundo digital. No âmbito da comunicação, essa transformação não é diferente, sendo cada vez mais importante que as empresas desenvolvam estratégias para unir o mundo físico com o marketing digital, de modo a oferecer ao público uma experiência completa e satisfatória.

Aqui você pode utilizar ferramentas como os totens publicitários, por exemplo. Os totens podem oferecer diversas soluções, e uma delas é proporcionar uma leitura de QR code, por exemplo, o que permite a criação de experiências únicas e memoráveis para o público de interação. Além disso, em eventos de grande porte, como feiras e congressos, os totens são uma solução eficiente para oferecer informações sobre as empresas e seus produtos proporcionando aos visitantes uma experiência interativa e completa.

Uma outra forma de utilizar a tecnologia a seu favor, com muita criatividade e inovação na comunicação visual pode ser feita, inclusive, com as telas tensionadas Alumiframe, por conta de toda a sua versatilidade com vários formatos e tamanhos.

As telas tensionadas Alumiframe foram um dos destaques  na EuroShop 2023, oferecendo soluções inovadoras para comunicação visual em eventos e pontos de venda. Com design elegante as telas de tecido foram apresentadas em diversas formas, desde painéis simples até displays curvos e formas personalizadas, tendo ou não a iluminação. 

feiras e eventos 2023
feiras e eventos

Mas a tecnologia pode se apresentar de outras formas para cativar seu público no stand, como aplicativos com materiais exclusivos, descontos ou brindes; uso de realidade virtual com aplicação de algo do produto; totens touchscreen com interatividade e informações da empresa; transmissões ao vivo, entre outros. Use e abuse da criatividade com tudo que a tecnologia pode oferecer.

Captura de tela 2023-03-22 160616
WhatsApp Image 2023-03-10 at 16.42.541

Imagens da nossa visita a EuroShop 2023

Retenção de público para feiras e eventos

Além de atrair o visitante ao stand, é ideal que se mantenha ele lá, recebendo seu conteúdo, o mantendo satisfeito, passando uma boa impressão do espaço e fornecendo o melhor atendimento.

Para isso, é importante que se tenha espaço para descanso com itens estrategicamente posicionados que reforcem a marca como porta-revistas ou totens publicitários, totens com carregadores de celular com a logo da empresa e balcão de café, por exemplo.

Totem carregador de celular
Totem carregador de celular

Totens para celulares da Alumipac

No entanto, essa retenção pode ser interativa, como o uso de uma cabine fotográfica, por exemplo, garantindo um tempo de qualidade no seu espaço, fazendo com que seu cliente se divirta, e ainda leve um brinde para casa que o fará se lembrar sempre da empresa.

Portanto, se atente bem a tecnologia e seus aparatos na hora de pensar no stand ideal para qualquer feira e evento, conseguindo atrair a atenção do público e reter ele dentro do espaço. Isso vai fazer com que sua marca alcance qualquer meta.

cabine fotográfica alumipac

Sustentabilidade e a preocupação com o amanhã

Outra tendência que surge cada vez com mais força é a sustentabilidade, principalmente pensando no ponto de vista ambiental. Cabe ao produtor sempre buscar implementar nas empresas, através dos eventos também, algumas alternativas de preservação do meio ambiente.

É possível substituir a comunicação de material impresso pela versão digital, diminuindo o uso de papeis, por exemplo, e aumentando a frequência da comunicação por telas, totens publicitários e outros recursos audiovisuais digitais.

Recomenda-se também que seu stand seja sempre limpo, bem organizado, e promova e estimule a destinação correta do lixo, garantindo uma boa distribuição de lixeiras para todos os visitantes.

A preocupação com o amanhã e o investimento em sustentabilidade é cada vez mais bem-visto no mercado e no planeta, afinal, devemos buscar sempre o melhor para as próximas gerações. Fazendo isso você garante o bem de todos, e uma boa imagem para a empresa.

A Alumipac está aqui para te ajudar em todas as tendências!

Quando se está ciente das expectativas dos clientes e das tendências do mercado, é possível criar estratégias ainda melhores e tomar decisões mais assertivas, elevando o sucesso do negócio. A Alumipac, por exemplo, busca constantemente trazer o melhor para seus clientes e recentemente esteve presente na EuroShop, o maior evento do mundo relacionado a negócios. A empresa acompanhou em primeira mão todas as tendências e novidades apresentadas na EuroShop 2023, e em breve traremos novidades a vocês.

Estar atualizado é crucial para o sucesso do comércio, permitindo acompanhar tendências e mudanças no mercado, conhecer novas tecnologias, oferecer o melhor atendimento ao cliente, acompanhar a concorrência e melhorar o desempenho financeiro. Portanto, implemente essas ideias e busque sempre estar por dentro de todas as tendências. E é claro que a Alumipac está aqui para te ajudar nissofornecendo toda a estrutura necessária para que sua feira ou evento possa ser inesquecível.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento, tanto das telas tensionadas como também de todos os produtos e soluções que garantimos com excelência para você.

Escrito por:

Pacheco

Pacheco

Compartilhe este post

Mais para explorar

barraca de alimentos do setor de eventos

Lucrando com barracas de alimentação para eventos

Você já pensou que investir em barracas de alimentação para eventos pode ser uma excelente oportunidade para empreender e uma ótima fonte de renda para você e sua família? Neste...

Empreendedores do comércio: você possui esse perfil ?

Empreender no varejo é muito mais do que, simplesmente, ter o próprio negócio com um plano de marketing caprichado. A empreitada exige dos empreendedores do comércio, por vezes, mais características...

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos