Atualmente, uma boa parte dos consumidores prefere fazer suas compras pela internet. No entanto, se os clientes estão na porta da sua loja, é porque buscam por uma melhor experiência de compra, algo que a internet não pode propiciar – e ela começa pela vitrine, uma ferramenta importante para aumentar as vendas.
A primeira impressão conta muito na hora da compra. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar em até 40% as vendas de uma loja.
Independentemente do tamanho e dos tipos de vitrine, elas são a porta de entrada para o seu estabelecimento. Este é o primeiro local que o consumidor olha quando está disposto a comprar um determinado produto nas lojas.
Cada vez mais, o comércio varejista tem se especializado em estratégias para decorar suas vitrines. Inclusive, uma gama de profissionais especializados passou a trabalhar neste processo, como designers, arquitetos, cenógrafos e vitrinistas.
Para ajudá-lo na decoração de sua vitrine, no post de hoje, listamos algumas estratégias para ajudar a aumentar as vendas de seus produtos. Confira!
6 estratégias para que sua vitrine ajude a aumentar as vendas em seu negócio
#1 CRIATIVIDADE
Fuja do senso comum e use objetos criativos para expor seus produtos. Dependendo do tema da campanha, a música pode ser uma boa inspiração. Você pode utilizar, por exemplo, instrumentos musicais clássicos, elementos do punk ou rock, ou fazer uma homenagem a um determinado artista.
Utilizar manequins dinâmicos também pode transmitir um estilo inovador para sua vitrine. Além de peças articuladas, experimente usar adesivos que simulam expressões nos manequins.
Objetos suspensos, além de liberar o piso do espaço, podem instigar formas mais criativas para mudar o layout da sua vitrine.
Ao invés de cartazes padrão, experimente utilizar móbiles, por exemplo, para instigar a atenção de seu cliente.
#2 TEXTURAS
O uso de uma padronização de texturas, por meio da repetição de um elemento pela vitrine, pode ajudar a chamar a atenção do potencial comprador. Um aspecto liso, macio ou brilhante auxilia a evidenciar os seus produtos. Tecidos, penas, troncos, pedras, grama: vale tudo o que sua criatividade permitir para fazer um cenário diferenciado, que atraia o olhar de seu cliente e que ajude a aumentar as vendas. É possível, ainda, reaproveitar esses objetos mudando apenas o contexto ou o tema.
#3 ILUMINAÇÃO
A vitrine deve ser sempre bem iluminada para que as pessoas consigam ver os detalhes do seu produto. Neons, abajures e outros tipos de iluminação dão um toque criativo ao espaço de exposição.
Os focos de luz também podem ser direcionados para dar maior destaque a um produto ou para valorizar a composição da decoração. Seja qual for a temática, o objetivo da iluminação é sempre despertar a atenção dos clientes.
#4 MENOS É MAIS
Tenha cuidado com a poluição visual da sua vitrine. Uma loja lotada de cartazes e manequins não funciona mais. O segredo é mostrar apenas a informação mais relevante, e que vai instigar a pessoa a querer entrar em sua loja.
Evite, também, colocar toda a sua linha de produtos da coleção na vitrine. Mostre apenas as suas principais peças e estimule a criatividade do consumidor para conhecer outros itens relacionados.
#5 CALENDÁRIO
A arte do vitrinismo exige que ocorra regularmente uma renovação desse espaço de exposição. Mas, lembre-se de não fazer as mudanças em horário comercial – esse amadorismo pode afastar seus consumidores.
Também é preciso ter atenção às datas comemorativas e destacar na vitrine os pontos fortes de cada estação do ano. A decoração da loja precisa seguir o ritmo de cada estação, com personalidade, classe e estilo. Quanto às datas, Carnaval, Dia das Mães, Natal, Réveillon e a chegada do verão são alguns marcos que podem inspirar uma decoração especial para ajudar a aumentar as vendas.
#6 ESTOQUE
Imagine a cena: você empregou tempo e recursos financeiros para criar uma vitrine incrível. O espaço, de fato, atraiu pessoas para sua loja, mas, chegando lá, o produto que estava em destaque na vitrine e que interessou seus clientes está fora de catálogo ou em falta no estoque.
Infelizmente, essa é uma situação bastante comum. Além de perder a venda, o lojista pode, ainda, perder o cliente, que, insatisfeito, buscará a concorrência.
Evite esse cenário e lembre-se de sempre consultar seu estoque antes de montar uma vitrine. Coloque nesse espaço nobre os produtos que precisam aumentar o giro, assim, você garante uma boa experiência para seu cliente e consegue, realmente, utilizar sua vitrine para aumentar as vendas.
Seu estabelecimento já utiliza vitrines para aumentar as vendas? Continue acompanhando nosso blog e deixe seu comentário!