Ter uma empresa sustentável é ter retorno além do cenário ambiental, mas no econômico e social também. Saiba mais!
Optar pela sustentabilidade do seu negócio é a chave para ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo que conquista novos clientes. Pensando nisso, nós da Alumipac preparamos esse post para te ajudar a compreender a atuação e importância de uma empresa sustentável, juntamente com seus benefícios. Confira:
A sustentabilidade
Os veículos de comunicação ao redor do mundo abordam com uma frequência cada vez maior temas como sustentabilidade, degradação ambiental e a atual situação do planeta. Dados e pesquisas evidenciam de que forma a ação do homem afeta o meio ambiente como um todo.
Ter um negócio sustentável traz uma série de vantagens. Inserindo esses conceitos na sua empresa, é possível economizar insumos, ter ganhos em produção, fazer o descarte correto de resíduos, manter uma relação ética com clientes e fornecedores e ter uma presença mais cidadã na sociedade como um todo.
Saiba de que maneira a sua empresa pode melhorar a qualidade de vida das comunidades às quais atende, bem como dos seus colaboradores e familiares e, ainda, gerar diferencial competitivo.
>> Saiba Quais materiais são recicláveis e quais não
O que é sustentabilidade empresarial?
Para que um negócio seja sustentável, ele deve se desenvolver sem causar danos ambientais ou na sociedade na qual está presente. A empresa também deve atuar de maneira ética e transparente perante sua equipe, parceiros, fornecedores e clientes.
E essas ações vão além do racionamento de água e da reciclagem de lixo. Os empresários devem alinhar os planos do seu negócio e planejar o seu crescimento considerando a qualidade de vida dos colaboradores e a preservação do planeta como um todo.
Um negócio sustentável é aquele que mantém o equilíbrio entre o seu desenvolvimento e a manutenção do meio ambiente. Ele é capaz de crescer sem adotar medidas que prejudiquem a sociedade ou que causem danos ambientais.
A atuação de um negócio sustentável
Como vimos, a sustentabilidade empresarial objetiva o lucro aliado aos cuidados com o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Ela se baseia em três fatores: o ambiental, o social e o econômico.
>> Confira: Como incluir lixeiras seletivas sem alterar o layout da minha empresa?
Ambiental
Não importa o segmento ou o tamanho: todas as empresas, direta ou indiretamente, utilizam os recursos naturais. Um negócio sustentável é aquele que age de forma ambientalmente correta, utilizando esses recursos de maneira mais racional.
Social
As empresas possuem uma grande importância social, afinal, elas influenciam diretamente na sociedade e na economia. Os produtos e serviços oferecidos, bem como as atitudes adotadas, devem considerar que a organização é um modelo para todos os envolvidos: comunidade, colaboradores, fornecedores, entre outros públicos de interesse.
Por esse motivo, a postura da empresa envolvendo oportunidades, uso de recursos, promoção do bem-estar e relacionamentos éticos motiva mudanças ao seu redor, tornando as pessoas mais conscientes quanto ao meio ambiente.
Econômico
Um negócio sustentável é equilibrado. Os recursos naturais são mais bem utilizados e alguns materiais reaproveitados ou, até mesmo, vendidos. Evitar gastos desnecessários é sinônimo de economia.
Para esses modelos de organizações, o governo oferece facilidade de crédito e, de quebra, isenção de alguns impostos e incentivos fiscais. Interessante, não acha?
A importância de uma empresa sustentável
A quantidade populacional e a crescente atividade industrial fizeram soar um alarme da capacidade ambiental e das condições de vida. Todo esse cenário gerou uma conscientização nos consumidores.
Eles, agora, optam por empresas sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente e o bem-estar de todos. Dados indicam que 5% dos consumidores são conscientes do envolvimento das empresas com ações ambientais e sociais, enquanto outros 25% são sensíveis a esse engajamento.
>> Saiba Como captar mais clientes e fechar mais projetos em 5 passos
Benefícios de ter um negócio sustentável
Os conceitos de sustentabilidade são comumente associados ao futuro da sociedade. No entanto, para as empresas, também podem ser sinônimo de sucesso comercial.
Um negócio sustentável, que contemple os limites ambientais na criação de produtos e serviços, é capaz de inovar, oferecer oportunidades, se adaptar e ganhar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.
Se a empresa não se preocupa com o impacto que gera, com o desperdício de insumos e com o bem-estar dos colaboradores e membros da sociedade, ela está perdendo grandes oportunidades e pode, inclusive, estar caminhando para o seu fim. Afinal, clima organizacional e ambiente saudável são alguns dos fatores que pesam na hora de se candidatar a uma vaga ou permanecer em um posto de trabalho.
1) Iniciativas sustentáveis tornam-se vantagem competitiva
Você sabia que ter um negócio sustentável pode ser uma maneira de se diferenciar da concorrência? Investir em programas que reduzam o impacto ambiental e o desperdício de insumos, que se adequem à legislação e que estimulem o bem-estar e a qualidade de vida é uma excelente maneira de criar uma imagem pública positiva, que irá possibilitar diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de seu negócio.
>> 4 dicas para sua empresa ser sustentável e economizar
2) Empresas de sucesso dependem da satisfação dos colaboradores
Uma empresa forte, sustentável e rentável é aquela capaz de manter seus colaboradores satisfeitos. Quanto mais elevados os índices de comprometimento e motivação, maior será o engajamento com os objetivos do negócio e a produtividade de sua equipe interna.
3) Reduzir o impacto ambiental é pensar no presente e no futuro
As notícias a respeito do impacto ambiental causado pela humanidade são alarmantes, e os argumentos ambientalistas reforçam a importância do legado que será deixado para as gerações futuras. Com isso, os governos e estados passaram a contemplar essa temática com mais força em suas leis e tratados.
As empresas devem conhecer e aplicar essas leis em suas operações. Evidentemente, é necessário adaptar a cultura organizacional e investir na educação dos times. Toda forma de desperdício é prejudicial para o lucro e para a natureza, e é possível reduzir o impacto ambiental agindo com maior zelo com recursos e insumos: essas ações irão gerar economia e reduzir a ação danosa do homem.
4) Uma empresa também é um membro da comunidade
Um negócio sustentável é aquele que está integrado à comunidade. Ele não deve ser visto apenas como um fornecedor de produtos ou serviços. Afinal, gera empregos e deve assumir uma postura diferente para se destacar. Essas ações ajudam a promover a marca, conquistar os colaboradores e, de quebra, abater valores do Imposto de Renda
.
5) Consumidores estão cada vez mais conscientes
Os principais livros e doutrinas antigas do marketing costumavam indicar que um produto de boa qualidade e preços competitivos eram o suficiente para conquistar resultados positivos. Hoje, não é mais assim.
Nos últimos anos, marcas com atuação nacional e internacional receberam denúncias de mão de obra escrava e utilização de peles de animais, causando uma grande comoção e reação por parte dos consumidores, especialmente, pelos internautas. A sociedade como um todo está cada dia mais atenta às práticas socioambientais das organizações.
As empresas que irão se diferenciar são aquelas que atendem às necessidades dos consumidores sem comprometer os recursos naturais e o meio ambiente, e que respeitam a sociedade. Os clientes tornaram-se vigilantes das práticas ecologicamente corretas.
>> Por que utilizar um suporte para tablet em alumínio?
Seja sustentável!
A lucratividade ainda guia as ações e o planejamento estratégico das organizações, mas é preciso alinhar esse objetivo à consciência ambiental e social. Por isso, é fundamental conhecer o papel que a empresa exerce na sociedade e adotar modelos que considerem a nossa boa coexistência.
Vivemos com recursos limitados, por esse motivo, as organizações devem se empenhar para reduzir o impacto da sua atuação na sociedade e no planeta. Essa mudança de atitude e de cultura irá atribuir uma nova imagem às empresas que, certamente, serão percebidas pelos consumidores.
Ao repensar alguns processos e atitudes, as empresas podem, ainda, encontrar opções que geram retorno financeiro no curto, médio e longo prazos. Basta ter um olhar criterioso e utilizar materiais específicos de leitura.
Lembre-se: a Alumipac pode ser uma parceira de sua empresa nesse movimento! Produtos como nosso suporte para tablet, que evita o uso de folders de papel e é feito com um material 100% reciclável, o alumínio; e nossa tela tensionada Alumiframe, que além de durável, também é feita de alumínio; podem contribuir nessa mudança. Conte conosco e tenha sucesso nessa jornada! Para mais informações sobre nossos produtos, visite nossa loja ou contate-nos!