Saber lidar com a concorrência é um dos segredos do sucesso de qualquer negócio.
Conhecendo bem seu competidor, as chances de conquistar clientes de forma honesta e fazer seu negócio crescer, são enormes.
Entretanto, você pode estar perdendo seu consumidor para seu próprio adversário se não estiver fazendo o estudo correto dessa situação.
Para evitar que isso aconteça, vamos lhe ajudar a se adiantar e ficar sempre do lado positivo da história. Conheça 6 motivos pelos quais os clientes preferem comprar com a concorrência e como reverter esse quadro.
Clientes escolhem comprar com a concorrência e não com você? Entenda o porquê!
1. Produtos de qualidade e exposição no PDV
Consumidores preferem a concorrência quando ela conta com produtos de melhor qualidade em relação aos seus. Para evitar que isso aconteça, é importante rever o seu mix de produtos, sempre estudando o que eles oferecem. Ficar atendo as novidades e as tendências do mercado, saber as necessidades que seu público está buscando, também são importantes.
Além disso, é preciso ter uma boa exposição de produtos no PDV (Ponto De Venda). Rever a disposição de produtos, é uma oportunidade de atrair mais clientes. Dispor de forma estratégica a organização, pois o deixará mais seguro e propenso a comprar mais produtos do que pretendia.
Baixe nosso Guia Completo da Apresentação de Produtos, assim você pode desenvolver uma apresentação de produtos eficiente em poucos passos!
2. Melhor atendimento na loja física e nos canais de comunicação
Seu produto tem maior qualidade que o do seu concorrente, mas, mesmo assim, está perdendo para outros estabelecimentos. O problema pode estar no seu atendimento.
Quando falamos em atendimento, é preciso fazer mais que colocar bons vendedores em sua loja física para agradar seus consumidores. É fundamental garantir uma boa taxa de resposta nos seus canais de comunicação – como telefone, e-mail e inclusive redes sociais.
Em suma, para a estratégia ser efetiva, é importante oferecer treinamento constante a sua equipe, alinhando procedimentos de atendimento e vendas. Ao melhorar o seu atendimento em todos esses aspectos, a tendência é que seu público seja cativado por sua marca e faça mais aquisições.
3. Presença na internet
Falamos da importância em manter um bom canal de comunicação na internet para poder conquistar ainda mais seu público. Contudo, não basta apenas estar presente nas redes sociais para fidelizar seu público. Clientes preferem a concorrência quando ela oferece a opção de compra online, especialmente o público mais jovem.
Uma ideia para chamar clientes para loja é criar um espaço instagramável. Esse tipo de abordagem oferece para o consumidor uma foto atrativa. É possível definir em um local, a instalação de um painel que atraia a atenção e o convide para fotografar e postar em suas redes sociais. Você pode utilizar telas tensionadas decoradas para fazer isso, pela facilidade na troca da comunicação.
Com isso, a possibilidade do seu negócio ter uma melhor presença online aumenta. Você terá seu negócio divulgado gratuitamente pelas redes sociais. Consequentemente, se conectando ainda mais com seu público e tendo uma economia com publicidade digital.
Portanto, vale a pena investir em plataformas de e-commerce, procurar um espaço em um marketplace online e até mesmo contratar uma empresa especializada em marketing digital. Para começar a alcançar ainda mais os consumidores.
Uma indicação que fazemos, por conta da nossa satisfação, confiança e excelentes resultados que alcançamos é a JoB Marketing Digital.
4. Facilidades oferecidas no momento da compra
Talvez seus concorrentes possam estar oferecendo facilidades no momento da venda, para captar mais clientes. É preciso ficar de olho nisso também!
Melhorar as opções de pagamento, oferecer parcelamento e até mesmo ofertar entrega em domicílio são algumas das vantagens que podem ser oferecidas para conquistar seu público.
5. Melhor preço vs valor
É claro que, na grande maioria das vezes, o preço fala mais alto na decisão de compra do cliente. Por esse motivo, é importante verificar se o preço do seu produto ou serviço está compatível com o oferecido no mercado.
Mas não apenas isso é importante. Além de analisar a competitividade de preço, você já parou para pensar que valor tem seu produto ou serviço? Há uma grande diferença entre ambos.
Ao falarmos de preço, significa a quantia que seu cliente paga pela mercadoria ou trabalho executado. Está atrelado aos seus custos e lucros da sua empresa, conforme sua produção.
Já quando o assunto é valor, está relacionado ao sentimento ou sensação que aquilo proporciona ao consumidor. Valor é relativo, variando de pessoa para pessoa, e nesta parte, o preço é o de menos! É aquela velha história, custo x benefício. Se seu cliente nota o benefício que seu produto ou serviço agregará, ele não se incomodará em pagar um preço mais alto por isso.
Os dois conceitos, se bem executados em conjunto, darão a você ótimos resultados. Contudo, não é elevar o preço achando que entregará valor no final da compra. É preciso ter uma boa estratégia de marketing e também um bom relacionamento com o cliente. Pois o valor é uma construção sobre diversos aspectos. Quanto mais conectado com seu negócio o cliente estiver, melhor será a percepção de valor pelo mesmo.
Para que isso aconteça, tenha um bom atendimento, conheça seu cliente, entregue o pedido dentro do prazo combinado, invista em parceiros que lhe tragam valor e confiabilidade. Assim sua reputação só aumentará.
6. Confortos oferecidos no interior da loja
Para as lojas físicas, ter alguns diferenciais oferecidos no momento da entrada e estadia do comprador naquele ambiente, podem ser definitivos para conseguir uma vantagem.
Seus clientes preferem comprar com a concorrência, pois elas podem estar oferecendo certos confortos. Como por exemplo, internet, um local para carregar o celular, sofás confortáveis, aperitivos e bebidas e até uma música ambiente mais adequada.
Quanto mais satisfeito e confortável ele se sentir, maior a probabilidade dele realizar a compra em sua loja.
Agora, se a área do seu negócio é voltada para stands de feiras e eventos que acontecem sazonalmente, também é importante ter uma atenção especial. É necessário investir em estruturas de qualidade e visualmente atrativas para expor sua marca, produtos e serviços. As estruturas modulares são como montar um “lego”.
Investir em estruturas modulares que tenham rapidez na montagem e melhor custo x benefício, além de proporcionar a você como expositor, grandes benefícios, garantirá ao seu cliente segurança e conforto.
Ter um ambiente personalizado e alta qualidade com certeza o destacará dos seus concorrentes, ganhando a preferência do público. Veja este case da Alumipac, em um espaço de esportes.
Confira também: Camarins Alumipac: características e diferenciais
Esses são apenas alguns dos motivos que fazem os clientes preferirem comprar com a concorrência e não com você. O que seu negócio tem feito para conquistar clientes? Conte para a gente!
Conheça as telas tensionadas Alumiframe
Espero que tenha gostado da leitura. A Alumiframe telas tensionadas são versáteis, totalmente personalizáveis e com incontáveis possibilidades de aplicação. Com certeza ajudarão o seu negócio a se diferenciar dos demais.