15 de setembro de 2020

Como apresentar seus produtos em evento?

Tempo de Leitura : 5 minutos

O segredo de sucesso para o seu negócio pode estar no relacionamento com o cliente. Quando uma empresa participa de um evento corporativo, ela tem a oportunidade de fortalecer sua marca e posicionar seu negócio como referência no mercado. Mesmo com toda a tecnologia e os canais online de comunicação disponíveis, nada substitui o contato presencial, o famoso “olho no olho” na hora de apresentar seus produtos ou serviços.

Você pode utilizar esses eventos para se apresentar ao mercado, lançar uma nova linha de produtos ou se aproximar do seu público. Com qualquer um desses objetivos, sua marca só tem a ganhar. Entretanto, participar de um evento requer uma boa dose de planejamento para que sua empresa faça uma apresentação impecável e consiga atrair e engajar seus clientes.

Confira, a seguir, algumas dicas de como você pode apresentar seus produtos em eventos corporativos e fazer seu negócio ficar marcado na mente e no coração do seu público-alvo. Acompanhe!

#1 Capriche na apresentação física de seu produto

Uma forma eficiente de aumentar as vendas é oferecer uma amostra física do que seu produto tem a oferecer. É muito importante que seus clientes possam tocar na mercadoria e verificar pessoalmente se ela realmente faz o que promete.

Nunca exponha apenas os produtos mais caros, mas aqueles que podem agregar valor ao seu cliente. Venda a transformação e as vantagens que o produto pode proporcionar na vida do seu cliente, e não apenas as suas características e especificações técnicas.

Essa abordagem permite gerar o desejo de compra no seu consumidor e pode ser utilizada para qualquer tipo de produto ou serviço. O cliente lembrará dessa demonstração e será a partir dessa experiência positiva que irá tomar a decisão de compra.

#2 Faça catálogos impressos

Durante um evento, diante de tantos expositores, provavelmente seu cliente potencial não terá tempo ou disposição para analisar toda a gama de produtos e serviços que sua marca tem a oferecer.

Um catálogo impresso tem o potencial de atrair seus consumidores e gerar negócios mesmo após o término do evento. Se você souber incluir seus produtos de maneira organizada, informativa e visualmente atraente, poderá expandir sua base de consumidores e potencializar os resultados da sua participação no evento.

Um bom catálogo inclui imagens profissionais e as principais funcionalidades dos seus produtos ou serviços, bem como dados da empresa, depoimento de clientes e informações de como o consumidor pode realizar a compra. Uma forma de aumentar a interatividade do seu catálogo é incluir QR Codes para que seus clientes possam assistir na internet a vídeos demonstrativos do seu produto.

#3 Não esqueça dos flyers e folders

Apresentar seus produtos por meio de flyers e folders é uma boa estratégia para eventos. No entanto, antes de mandar a arte para a gráfica, é importante conhecer qual o público do evento, quais são os seus hábitos e o que pode ser interessante e mais atrativo para ele. A partir dessas informações, crie peças gráficas com ações promocionais de impacto e ideias inusitadas para chamar a atenção de potenciais consumidores.

Vale lembrar que a diferença entre flyer e folder é que o primeiro não possui dobras, sendo uma evolução dos antigos panfletos. Use o flyer quando precisar transmitir pouca informação, mas que seja de modo impactante e criativo. Agora, se a ideia é fazer uma apresentação corporativa, com lançamentos e descrições mais detalhadas dos seus produtos, prefira o folder. Independentemente da opção que escolher, opte por um papel com maior gramatura e um trabalho estético mais apurado.

Uma estratégia para atrair o público para seu stand é criar uma ação, como a entrega de brindes ou a presença de alguma celebridade, gerando movimento no seu espaço e disponibilizando seus impressos em um porta folder atrativo.

Outra possibilidade é colocar alguns de seus impressos em sacolinhas promocionais – afinal, o público de feiras adora visitar os stands e sair com uma sacola exclusiva de cada expositor, portanto, potencialize essa ação para colher mais resultados!

#4 Crie uma apresentação digital

Para chamar a atenção e gerar uma experiência melhor ao visitante, pense na possibilidade de utilizar, em seu stand, apresentações interativas. Ao disponibilizar tablets e outras telas sensíveis ao toque, você dará um ar moderno e inovador ao seu espaço e estará gerando um convite para que o público interaja com sua marca.

Existem vários modelos de suportes para tablets, que oferecem conforto aos consumidores e proteção ao equipamento. As possibilidades são inúmeras: você pode criar vídeos institucionais da sua empresa, apresentar seus produtos digitalmente e até mesmo incluir depoimento de clientes no material.

Vale, também, criar aplicativos e games para aprofundar a experiência do seu consumidor ou, ainda, apresentar seu site, fanpage e catálogo interativo de produtos nos tablets. Conheça o perfil de seu consumidor e customize seu material!

Dicas para ter mais resultados quando apresentar seus produtos

Os eventos constituem oportunidade para que empresários façam networking, construam relacionamento com seus consumidores, ampliem seu conhecimento quanto às tendências de mercado e captem mais clientes para seu negócio. É comum que muitas vendas já sejam fechadas ou encaminhadas no próprio stand – não é à toa que a indústria de eventos, de acordo com dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), deve promover mais de 2 mil eventos somente em 2017.

Mas, para colher os resultados esperados, é preciso saber como apresentar seus produtos no local. É essencial, portanto, disponibilizar um espaço acolhedor e atrativo e conteúdos relevantes para seu público de interesse.

Nesse sentido, é importante criar tanto materiais impressos, que poderão ser consultados por seus clientes e ajudar a fechar negócios mesmo após o término da feira, quanto materiais digitais, para modernizar seu espaço, acompanhando as mudanças na forma como o consumidor interage com as marcas.

Tudo isso vai ajudar a transformar seu espaço em um verdadeiro showroom com uma vitrine perfeita para gerar vendas e estreitar o relacionamento com o seu cliente.

Sua empresa já participa de eventos? Você ficou com alguma dúvida sobre como apresentar seus produtos em feiras? Deixe sua mensagem nos comentários!

Escrito por:

Pacheco

Pacheco

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