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Início » Blog » Publicidade e Comunicação Visual » 5 desafios da comunicação visual

14 de novembro de 2017

5 desafios da comunicação visual

Tempo de Leitura : 4 minutos

O mercado de comunicação envolve processos, decisões e características únicas. Com isso, surgem desafios que necessitam ser constantemente superados pelas empresas que buscam se destacar. Para ajudá-lo nessa missão, preparamos o post de hoje trazendo alguns dos principais desafios da comunicação visual e como superá-los para obter os melhores resultados. Confira! 

1. Encontrar o preço ideal

O fator preço é um dos grandes desafios da comunicação visual. É preciso trabalhar com um preço que possa ser competitivo e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa possa ser valorizada e tenha subsídios para crescer. Com as opções de novas e acessíveis tecnologias de comunicação digital, vender uma solução de comunicação visual pode se tornar um desafio ainda maior. Por isso, é essencial que a empresa saiba trabalhar a análise do perfil ideal de seus clientes e concorrentes. De acordo com o nível de exigência e as aplicações de comunicação visual, sua empresa pode ter uma maior ou menor autonomia ao praticar um preço competitivo sem comprometer a qualidade geral dos processos de produção do material. 
 

2. Lidar com múltiplos prazos limitados

A demanda de materiais para campanhas publicitárias, eventos, quiosques e demais aplicações de comunicação visual, em mercados aquecidos, pode ser extremamente acelerada. Com isso, pequenas empresas do ramo podem vir a perder espaço por não ter recursos e processos otimizados para lidar qualitativamente com prazos enxutos. Sabemos que a comunicação visual sempre teve os prazos como uma demanda constante. Atualmente, mesmo em um mercado com mais opções de mídia, priorizar projetos e entregas pode ser desafiador. Para solucionar esse, que é um dos principais desafios da comunicação visual, faça uma análise séria do escopo de sua equipe. O que sua empresa pode ganhar ou perder quando assume muitas demandas em prazo de urgência? Busque otimizar seus processos para conseguir trabalhar com prazos mais flexíveis, mas sempre tenha em mente os limites de sua operação. 
 

3. Garantir um alto padrão de qualidade

Oferecer qualidade, no mercado de comunicação visual, é resultado de um processo de aperfeiçoamento intenso. É preciso investimento, criatividade, uma gestão ágil e processos de criação, manutenção e atendimento impecáveis. E, ainda assim, imprevistos e fatores fora do controle da empresa podem prejudicar a qualidade do trabalho final, o que gera um dos maiores desafios da comunicação visual. Quando um serviço de comunicação visual atinge um alto padrão de qualidade, isso transparece em todos os pontos. No entanto, trata-se de um processo desenvolvido no longo prazo que, acima de tudo, deve ser sustentável e incentivado pelos clientes e fornecedores, que também são responsáveis pela qualidade final de seus produtos.
 

4. Construir uma boa relação com fornecedores é um dos desafios da comunicação visual

Painéis em tecido, estruturas de alumínio, cabos de aço para fixação: tudo isso depende de uma matéria-prima de qualidade. Um empreendimento de comunicação visual pode ter um grande desafio caso não haja um bom relacionamento com fornecedores, e, ainda, podem ocorrer problemas com sua cadeia de distribuição, prejudicando o relacionamento com os fabricantes. Empresas maiores podem centralizar processos de matérias-primas ou implementar ações de reciclagem de material. Entretanto, no caso de empreendimentos de menor porte, a construção de uma relação no longo prazo com as empresas parceiras é essencial. Dessa forma, podem ser negociados melhores custos para os materiais e condições de entrega, o que beneficia toda a cadeia produtiva de seu negócio. 5. Ter um diferencial competitivo no mercado A principal força de uma empresa de comunicação visual é fornecer ao seu cliente materiais que possam ser atrativos e se destaquem. Com o avanço das tecnologias, porém, muitas das soluções gráficas e materiais se tornam comuns ao mercado. Tendo isso em mente, um dos grandes desafios da comunicação visual é definir e trabalhar o diferencial de seu empreendimento.

Seu atendimento é mais ágil? Há uma especialidade de ações de comunicação visual? Conhecendo as necessidades de seu público e os pontos fortes de seu negócio, fazer um cruzamento desses atributos, gerando uma experiência de entrega diferenciada de seus concorrentes pode fazer com que você pavimente seu caminho de sucesso no mercado.

Caso tenha dúvidas ou esteja enfrentando algum dos desafios da comunicação visual, contate a Alumipac e não deixe de conferir o blog para novas atualizações! Até a próxima!

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