Com o avanço da tecnologia e a presença cada vez mais constante da internet no nosso dia a dia, o perfil do consumidor brasileiro mudou significativamente. Hoje, ela possibilita o acesso ao consumo a pessoas de todas as classes sociais e idades.
Nessa perspectiva, conhecer o perfil do seu cliente é um passo importante para garantir bons resultados na hora de investir não somente no marketing da sua empresa, como também nos produtos certos para comercializar. No artigo de hoje, preparamos um resumo simples sobre quem é o consumidor brasileiro e o que ele espera do mercado. Confira!
Perfil de gênero, idade e classe social
O consumidor brasileiro atual é, em sua maioria, do sexo feminino – especialmente se suas compras são feitas online. Nesse mercado virtual, pelo menos 60% dos compradores são mulheres. Vale lembrar, também, que os adultos são os responsáveis por movimentar essa economia, visto que mais de 70% dos consumidores têm idades que variam entre 18 e 59 anos.
Apesar da classe A/B ainda ter presença maciça no mercado, a classe C cresceu significativamente sua participação, representando 20% do público comprador.
Baixa expectativa de melhora da economia
É claro que com a situação econômica atual seria impossível afirmar que o brasileiro sente confiança em investir seu dinheiro em compras. Em pesquisa realizada recentemente com o público consumidor, somente 8% afirmam estar otimistas com relação ao perfil econômico do país. Em contrapartida, 72% acreditam que algum parente próximo pode perder o emprego no próximo ano.
Usam muito a internet
O brasileiro é um dos principais consumidores de dados de internet em todo o mundo, mesmo quando estão fora de casa. O uso da internet mobile, especificamente, foi uma das que mais cresceu no país, com o avanço das tecnologias de smartphone e melhora dos serviços de internet das operadoras de celular.
As empresas precisam estar presentes na web para se conectar a seus clientes (com sites que se adaptam bem ao desktop e também o mobile). As estratégias de Marketing e Vendas digitais podem ser aliadas do seu negócio. Oferecer internet sem fio e locais para os clientes carregarem o celular são formas de adaptar seu estabelecimento a realidade do consumidor brasileiro.
Valorizam marca, mas preferem bom preço
O brasileiro sempre foi um comprador fiel à marca, mas, ultimamente, com a economia instável, muitos têm aberto exceções na hora de fazer suas compras, valorizando mais um preço justo do que a garantia de adquirir uma marca conhecida.
Não existe um abandono imediato das marcas favoritas, mas a maioria dos consumidores brasileiros afirma preferir fazer uma pesquisa de preço antes das compras, para garantir que está fazendo a escolha certa. O conforto e o atendimento também são um diferencial muito valorizado pelo brasileiro na hora de escolher de quem comprar.
Gastos com produtos gourmets
A crise, entretanto, não afastou o gosto do brasileiro por produtos de qualidade. Nos últimos anos houve um crescimento significativo do consumo de produtos considerados gourmet, que têm chamado atenção do público que prefere valorizar a qualidade em artigos como as cervejas, vinhos, pães e até higiene pessoal.
Esses produtos devem sempre vir acompanhados de um excelente atendimento, visto que são alvo de um público mais exigente, como também disponibilizados em um ambiente mais confortável e caprichado, o que valoriza ainda mais a experiência de compra.
A crise econômica e a tecnologia influenciaram muito na maneira como o consumidor brasileiro se comporta nos dias de hoje. Como você tem feito para adaptar o seu negócio a essa realidade? Conte para a gente!