Conquistar mais clientes para aumentar as vendas é um dos maiores – se não o maior – desafio que qualquer empresa enfrenta na sua rotina. Para prestadores de serviço, como restaurantes, salões de beleza, bares e lojas, essa é uma tarefa ainda mais complexa, visto que é preciso oferecer diferenciais no mercado para poder não somente conquistar mais clientes, mas fidelizar os antigos.
Em momentos de crise, essa tarefa torna-se ainda mais complicado, visto que as vendas caem significativamente, já que o público-alvo tem medo de gastar e passa por um um período de retenção econômica.
Aumentar as vendas, portanto, é uma das tarefas mais importantes para esses estabelecimentos se manterem vivos durante a crise, mas talvez uma das mais difíceis se não planejada corretamente. Se você se encontra nessa situação, preparamos, neste artigo, algumas alternativas para aumentar as vendas, mesmo em tempos desfavoráveis. Confira!
#1 Seu produto precisa ter um valor para o público-alvo
Trabalhar com vendas já significa ser capaz de produzir valor para seu público-alvo de maneira que ele sinta que é importante consumir determinado serviço ou produto. Em tempos de crise, esse conceito se torna ainda mais importante, visto que o cliente somente vai investir seu dinheiro em algo que ele realmente considere de valor para sua rotina de vida naquele momento.
Seu desafio, como estabelecimento, portanto, é mostrar que o seu produto tem o valor que ele procura, motivando-o a comprar mesmo em tempos difíceis. Por isso, se dedique a apresentar os benefícios do seu produto, como ele vai fazer a diferença no dia a dia do cliente e até mesmo a desmistificar as possíveis desvantagens que ele possa vir a apresentar.
#2 Invista em um excelente atendimento
Quantas vezes você já não optou por comprar um produto simplesmente porque ficou encantado com o atendimento oferecido pelo estabelecimento? Essa é exatamente a prova de que uma boa venda é conquistada já no primeiro contato com o vendedor, no atendimento prestado ao cliente.
O bom atendimento é essencial para aumentar as vendas, não somente por gerar valor para o produto ou serviço vendido, mas por deixar o cliente satisfeito e fazer com que ele retorne outras vezes para novos investimentos, mesmo em momentos de crise.
#3 Venda mais para seus clientes fiéis
Em tempos de crise, nada é mais difícil do que conquistar novos clientes. Por isso, ao invés de gastar energia investindo nesses novos públicos, por que não direcionar essa força para aqueles clientes que você já sabe que gostam de comprar na sua empresa?
Você vai ver que seus clientes fiéis são mais propensos a continuar investindo no seu negócio, mesmo que julguem o momento de crise difícil para grandes gastos. Eles sabem o valor do seu produto ou serviço e, principalmente, se sentem satisfeitos ao comprar com você, já que sabem que podem contar, sempre, com sua entrega de qualidade.
#4 Faça promoções irresistíveis
Uma das estratégias mais comuns para aumentar as vendas em tempos de crise é, sem sombra de dúvidas, investir nas promoções – afinal, quem é que resiste a um preço mais baixo de um serviço ou produto desejado?
Mesmo que essa seja uma estratégia que você deva usar com cautela para não prejudicar seu fluxo de caixa ou criar uma clientela “viciada” nesses preços reduzidos, pode ser uma maneira de trazer de volta determinados públicos que deixaram de comprar com você por conta de preços mais elevados. Use essa alternativa sempre como a última opção para dar um verdadeiro “boost” no seu negócio.
#5 Garanta comodidades para seus clientes
Clientes adoram serviços diferenciados que são oferecidos exclusivamente para eles. Quando você valoriza esse tipo de investimento, a chance de cativar antigos e conquistar mais clientes novos aumenta significativamente.
Bons exemplos de investimento em comodidades oferecidas para a clientela são: televisões para entreter a sala de espera ou um ambiente de confraternização, equipamentos de higiene pessoal nos banheiros (como reservatórios de fio dental e enxaguante bucal) e até mesmo totens carregadores de celular, para permitir que ela não precise se preocupar com a bateria de seus smartphones.
#6 Tenha um ambiente agradável e confortável
A qualidade do seu ambiente também fala muito na hora de cativar antigos e conquistar mais clientes novos. Além de oferecer uma infraestrutura única e confortável para quem visita seu espaço, com mobiliários novos e bem cuidados, é preciso sempre ter uma atenção a mais com a higiene do local, para garantir a sensação de bem-estar de todos ali presentes.
#7 Trabalhe com os melhores preços, sempre que possível
Não adianta questionar. Os preços sempre vão aparecer como um dos diferenciais avaliados por clientes na hora de contratar um serviço. Por isso é importante que você fique atento e trabalhe em cima dos melhores valores possíveis, encontrando, assim, mais um diferencial quando comparado com seus concorrentes.
#8 Ofereça facilidades no pagamento
Quem não gosta de obter várias possibilidades de pagamento ao contratar um serviço ou comprar um produto? Essa também é uma maneira de conquistar mais clientes. Locais que só aceitam um tipo de pagamento (somente dinheiro ou cartões de débito, por exemplo), correm o risco de limitar o número de clientes que visitam o estabelecimento.
Quais das opções acima você acredita que pode fazer a diferença para o seu negócio? Conte para a gente!