Resíduo e rejeito, em um primeiro momento, parecem sinônimos, não é mesmo? Apesar da confusão inicial que os termos podem causar, saiba que eles são coisas bem diferentes!
No post de hoje, falaremos a respeito dessa diferença e apresentaremos a importância que a destinação correta tem para a operação e o sucesso de seu negócio. Confira!
Diferença entre resíduo e rejeito
Resíduos são sobras ainda utilizáveis (seja por reaproveitamento ou por reciclagem) de produtos que foram consumidos até o fim da sua vida útil, ou até mesmo de embalagens e cascas de frutas e vegetais.
Já rejeitos são sobras que não têm mais possibilidade de ser aproveitadas, sendo o descarte destinado a aterros sanitários ou até mesmo à incineração.
Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil: o que diz a lei sobre resíduo e rejeito?
A Lei 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil – conhecida como PNRS –, traz prescrições sobre esse assunto que devem ser seguidas pelas empresas.
Essa lei indica a prática de hábitos de consumo sustentável e apresenta instrumentos variados para o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada do rejeito.
Ou seja, resíduo e rejeito têm finalidades e não podem ser descartados em qualquer lugar, e nem de qualquer jeito. O que a PNRS busca é reduzir a produção de resíduos de maneira que sejam tratados e reutilizados.
Em relação aos rejeitos, ela prioriza o meio ambiente. Para isso, a ação a ser tomada é o descarte adequado em aterros sanitários ou a incineração. A lei também prevê que todos os lixões devam ser eliminados dando lugar aos aterros sanitários, e as empresas que não descartarem os rejeitos corretamente estarão sujeitas a multas.
O descarte correto pode evitar a proliferação de doenças, a contaminação de água e reduzir a emissão de gases nocivos causados pelo apodrecimento.
A importância da destinação correta de resíduo e rejeito para os resultados de sua empresa
Tanto em casa quanto nas empresas, a produção de lixo deve ser reduzida. Nos últimos anos, vem crescendo o número de pessoas que têm se preocupado com a produção de resíduo e rejeito, assim como com a destinação correta deles.
Empresas antenadas perceberam que a maneira com que lidam com isso pode atrair ou afastar clientes.
Por essa razão, e claro, pelo impacto ambiental, desenvolvem práticas de sustentabilidade na fabricação e na comercialização de seus produtos. Além disso, também se preocupam em reutilizar os eventuais resíduos e de dar o destino correto aos rejeitos.
Empresas que desenvolvem essa consciência ambiental melhoram a sua imagem perante os seus clientes e chamam mais atenção de seu público, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Uma pesquisa demonstrou que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade. Outro estudo apontou que 50% dos consumidores compram ou ativamente boicotam uma empresa baseados em suas crenças.
Diante desse cenário, promover a destinação correta de resíduo e rejeito produzidos pelo seu negócio pode ser fundamental para garantir a fidelidade de seu cliente e a perenidade de sua empresa em um mercado cada vez mais comprometido com a sustentabilidade socioambiental – assim, surgiu o chamado Marketing Verde, que visa a satisfazer as necessidades dos clientes gerando o menor impacto ambiental possível.
E então, ficou claro qual é a diferença entre resíduo e rejeito? Sua empresa adota ações de Marketing Verde para melhorar seus resultados e a fidelidade de seus clientes? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.