Ir para o conteúdo

(43)3336-4070

(43)98840-5608

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito ?

Logo Alumipac Claro sem fundo
  • Produtos
    • Materiais para Eventos
    • Soluções Publicitárias
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais
  • Cases
  • Sobre Nós
    • Conheça
    • Contato

Início » Blog » Sustentabilidade » Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito ?

30 de agosto de 2017

Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito ?

Tempo de Leitura : 3 minutos

Resíduo e rejeito, em um primeiro momento, parecem sinônimos, não é mesmo? Apesar da confusão inicial que os termos podem causar, saiba que eles são coisas bem diferentes!

No post de hoje, falaremos a respeito dessa diferença e apresentaremos a importância que a destinação correta tem para a operação e o sucesso de seu negócio. Confira!

Diferença entre resíduo e rejeito


Resíduos são sobras ainda utilizáveis (seja por reaproveitamento ou por reciclagem) de produtos que foram consumidos até o fim da sua vida útil, ou até mesmo de embalagens e cascas de frutas e vegetais.

Já rejeitos são sobras que não têm mais possibilidade de ser aproveitadas, sendo o descarte destinado a aterros sanitários ou até mesmo à incineração.

Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil: o que diz a lei sobre resíduo e rejeito?


A Lei 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil – conhecida como PNRS –, traz prescrições sobre esse assunto que devem ser seguidas pelas empresas.

Essa lei indica a prática de hábitos de consumo sustentável e apresenta instrumentos variados para o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada do rejeito.

Ou seja, resíduo e rejeito têm finalidades e não podem ser descartados em qualquer lugar, e nem de qualquer jeito. O que a PNRS busca é reduzir a produção de resíduos de maneira que sejam tratados e reutilizados.

Em relação aos rejeitos, ela prioriza o meio ambiente. Para isso, a ação a ser tomada é o descarte adequado em aterros sanitários ou a incineração. A lei também prevê que todos os lixões devam ser eliminados dando lugar aos aterros sanitários, e as empresas que não descartarem os rejeitos corretamente estarão sujeitas a multas.

O descarte correto pode evitar a proliferação de doenças, a contaminação de água e reduzir a emissão de gases nocivos causados pelo apodrecimento.

A importância da destinação correta de resíduo e rejeito para os resultados de sua empresa


Tanto em casa quanto nas empresas, a produção de lixo deve ser reduzida. Nos últimos anos, vem crescendo o número de pessoas que têm se preocupado com a produção de resíduo e rejeito, assim como com a destinação correta deles.

Empresas antenadas perceberam que a maneira com que lidam com isso pode atrair ou afastar clientes.

Por essa razão, e claro, pelo impacto ambiental, desenvolvem práticas de sustentabilidade na fabricação e na comercialização de seus produtos. Além disso, também se preocupam em reutilizar os eventuais resíduos e de dar o destino correto aos rejeitos.

Empresas que desenvolvem essa consciência ambiental melhoram a sua imagem perante os seus clientes e chamam mais atenção de seu público, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Uma pesquisa demonstrou que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade. Outro estudo apontou que 50% dos consumidores compram ou ativamente boicotam uma empresa baseados em suas crenças.

Diante desse cenário, promover a destinação correta de resíduo e rejeito produzidos pelo seu negócio pode ser fundamental para garantir a fidelidade de seu cliente e a perenidade de sua empresa em um mercado cada vez mais comprometido com a sustentabilidade socioambiental – assim, surgiu o chamado Marketing Verde, que visa a satisfazer as necessidades dos clientes gerando o menor impacto ambiental possível.

E então, ficou claro qual é a diferença entre resíduo e rejeito? Sua empresa adota ações de Marketing Verde para melhorar seus resultados e a fidelidade de seus clientes? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Escrito por:

Foto de Alumipac

Alumipac

Compartilhe este post

AnteriorAnterior4 dicas para sua empresa ser sustentável e economizar
Próximo5 ideias para deixar seu quiosque mais atrativoPróximo
Categorias
  • Arquitetura e Decoração (10)
  • Cases (2)
  • Empreendedorismo (22)
  • Estruturas Moldulares (17)
  • Eventos e Feiras (78)
  • Experiência com Clientes (5)
  • Experiências com clientes (28)
  • Publicidade e Comunicação Visual (17)
  • Sem categoria (2)
  • Sustentabilidade (16)
  • Vendas e Comércio (56)
Posts recentes
  • Como stands bem planejados pode fazer você vender mais em feiras e eventos 7 de outubro de 2025
  • Chapas TS ou Eucaplac: Saiba a diferença entre elas e qual a melhor para seu evento 16 de setembro de 2025
  • Vai montar um quiosque? Conheça os diferenciais da Alumipac para criar o espaço ideal no shopping 26 de agosto de 2025
  • Quiosques de shopping: por que eles fazem tanto sucesso e como você pode investir nesse modelo 21 de agosto de 2025

Mais para explorar

PDV balcao aluminio

Como apresentar seu produto ao cliente: estratégias de exposição no PDV que geram vendas

Saiba como apresentar seu produto ao cliente com técnicas de exposição no PDV e veja como as estruturas em alumínio da Alumipac ajudam a gerar mais vendas.

Práticas estratégicas para requalificação dos espaços

As características espaciais de um ambiente emitem informações a nossos sentidos e afetam a maneira como nos relacionamos a ele, se tornando importantes aliadas na promoção de uma melhor qualidade de...

stands modernos

Como criar estandes funcionais e impactantes?

Guia completo para desenvolver estandes modulares que unem design impactante, funcionalidade e tecnologia, potencializando a identidade da marca em feiras e eventos.

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos

Logo Alumipac Claro sem fundo

Soluções inovadoras em alumínio

© ALUMIPAC 2025.

Somos uma indústria de alumínio com mais de 25 anos de experiência e mais de 1 milhão de metros quadrados de projetos realizados com excelência para diversos segmentos de mercado.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sobre nós

  • Quem Somos
  • Contato
  • Política de privacidade

Produtos

  • Soluções Publicitárias
    • Porta-revistas
    • Totem Carregador de Celular
    • Torre de Tomadas
    • Totem Publicitário
    • Quiosques
    • Suporte para Tablet
    • Vitrines
  • Materiais para Eventos
    • Balcões
    • Pisos
    • Portas
    • Luminárias e Spots
    • Lixeira
    • Materiais para Feiras e Eventos
      • Montantes e Acessórios
      • Travessas
    • Camarins
    • Box de Corrida
    • Cabines de Cronometragem
    • Barraca de Alimentação
    • Bilheterias
    • Cabines Fotográficas

Aprenda

  • Blog
  • Materiais
  • Cases
43 3336-4070

43 98840-5608

Rua Seimu Oguido, 379 Londrina-PR
ComCiência - Agência de Marketing em Londrina
ComCiência - Agência de Marketing

© 2025 ALUMIPAC – Todos os direitos reservados. 

Alumiframe do Brasil Ltda

CNPJ: 29.402.910/0002-63

Logo Oxi Marketing digital e Websites 2022
Agência Oxi - Especialista no Desenvolvimento de Websites
Logo Alumipac Claro sem fundo