carregando

A Versatilidade E as Vantagens Do Alumínio

 

Não é preciso trabalhar com geologia ou materiais para saber o que é o alumínio. Ele é um dos metais mais importantes e abundantes no planeta Terra, características que tornaram esse material bastante utilizado e procurado pela indústria. É impossível que, ao longo de sua vida, você não tenha que lidar com um produto feito à base desse mineral.

Além de ter um altíssimo ponto de fusão e resistência, ele é leve, não corroí e pode ser adicionado a ligas feitas com outros minerais.

Se você está procurando conhecer outras propriedades e curiosidades sobre o alumínio, que tal conferir esse artigo que preparamos inteiramente sobre ele?

O alumínio no mundo

Como afirmamos, o alumínio é um dos minerais mais abundantes no mundo, sendo considerado o terceiro elemento químico mais presente na crosta terrestre. Apesar de ser popularmente conhecido por sua colocação prateada, o alumínio não é encontrado nessa forma metálica que conhecemos. Ele é extraído de misturas argilosas e até mesmo de outros minerais, sendo processado para chegar ao estado ideal de comercialização.

A China é a maior produtora de alumínio no mundo, seguida de Austrália, Brasil e Índia. Somente a Ásia, por sua vez, é responsável por cerca de 50% da produção mundial desse mineral.

O alumínio no Brasil

O Brasil sempre foi um dos fortes produtores de alumínio. Essa atividade, que teve seu ápice entre os anos de 1970 a 2006, cresceu cerca de 51%, deixando o país entre os grandes nomes do mercado no mundo.

Em 2012, produzimos cerca de 1,5 milhões de toneladas desse metal, arrecadando mais de R$38 bilhões – um valor que representa quase 4% do PIB industrial do Brasil. E não para por aí: a tendência do mercado ainda é de crescimento para os próximos anos.

Possibilidades de uso

O alumínio é um material muito versátil, característica que permite que ele seja utilizado em diversas áreas, como em embalagens, materiais industriais, construções, cosméticos, veículos, utensílios domésticos, fármacos e até mesmo alimentos. Ele também pode ajudar a valorizar o mercado de pedras preciosas, formando ligas que aumentam a maleabilidade e resistência de peças feitas com safira, o rubi e o topázio, por exemplo.

Vantagens de utilização

Várias são as vantagens de se utilizar o alumínio, seja para a construção de alguma estrutura ou objeto, como também para garantir um melhor armazenamento de determinados materiais. Separamos algumas delas abaixo:

  • Ele é altamente versátil;
  • Tem uma longa durabilidade (já que não é corrosível);
  • É impermeável (o que influencia no seu tempo de vida útil);
  • Material fácil de ser moldável e usado em diferentes situações;
  • Produto sustentável – afinal, é 100% reciclável.

Independentemente da finalidade do alumínio na sua atividade, optar pela utilização desse material é uma escolha certa de qualidade para o seu objetivo final.

Faça um exercício e tente enumerar as situações do seu dia a dia em que você usa o alumínio. Conte para a gente, pelos comentários. Com certeza você vai se impressionar com a presença desse mineral na sua rotina.

 

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR