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15 de março de 2022

Tendência 2022: Vitrine Viva ganha novo significado

Vitrine West Wing
Tempo de Leitura : 5 minutos

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes mudanças nos hábitos dos consumidores em todo o mundo. Com o lockdown e a necessidade de distanciamento social, as compras online explodiram na mesma proporção do esvaziamento das lojas físicas.

Dois anos após o início da pandemia, com a vacinação em massa e o retorno progressivo das atividades presenciais, as lojas precisam se reinventar e inovar na forma de atrair seu público.

Uma tendência apontada pelo Pinterest Predicts para 2022 é a Vitrine Viva, mas não do jeito que você está pensando. 

O novo conceito de Vitrine Viva

O termo “Vitrine Viva” é normalmente associado à prática de integrar pessoas reais na vitrine, exibindo os produtos, como se fossem manequins.

Agora, o termo recebe um novo sentido e representa a ressignificação da experiência oferecida nas lojas físicas para os clientes, indo desde uma vitrine chamativa, que se destaque da concorrência, até o ambiente e elementos no interior da loja. 

A importância da experiência presencial

Apesar de as compras online continuarem em alta, um relatório publicado em 2021 apontou que quase metade dos consumidores (46%) entrevistados preferem visitar lojas físicas devido à experiência única proporcionada presencialmente.

Depois de tanta privação social, a experiência de compra nunca foi tão importante. 61,4% dos entrevistados nesse mesmo relatório afirmaram que estariam dispostos a gastar mais em um negócio que proporcionasse uma experiência positiva, e 90% disseram que quando esperam uma experiência positiva no local e a recebem, provavelmente retornam.

Agora que você já está convencido da importância de oferecer uma experiência “uau” para seu cliente, veja algumas dicas de como aplicar na prática o conceito de Vitrine Viva. 

Inove nas vitrines

As vitrines são o elo entre a rua e o interior da loja e precisam atrair rapidamente a atenção do consumidor. Uma pesquisa feita pela Microsoft mostrou que o uso frequente de telas e dispositivos digitais está reduzindo nossa atenção. Em 15 anos (2000 a 2015) a capacidade de atenção humana caiu de 12 para 8 segundos, menos que um peixinho dourado que se mantém 9 segundos concentrado.

Isso significa que os vitrinistas precisam mais do que nunca inovar na apresentação dos produtos. Muito tem se falado sobre o uso de tecnologias nas vitrines, para integrar o mundo virtual com o real, mas algumas soluções offline, como os painéis de tecido tensionado, cumprem muito bem esse papel inovador, são versáteis e possuem excelente custo-benefício.

Vitrine West Wing
Vitrine da loja WESTWING com Alumiframe

Tenha um ambiente acolhedor

Não basta apenas atrair o cliente para dentro da loja, é preciso criar uma atmosfera de segurança e conforto que proporcione uma experiência agradável de forma que o cliente nem sinta o tempo passar.

Uma tendência tem sido adotar o design e a decoração com um toque caseiro, trazendo conforto e acolhimento ao ambiente, de forma que o cliente queria retornar sempre à loja.

Os painéis de tecido se encaixam nessa proposta como uma luva. Eles podem ser usados no teto, nas paredes e até no chão. Além de trazer um visual diferente, o baixo custo das telas de tecido e seu fácil manuseio permitem que o ambiente possa ser renovado várias vezes, conforme a campanha atual ou a estação, por exemplo. Isso promove um ambiente imersivo para o cliente e desperta a curiosidade sobre como vai ser o tema da próxima coleção.

Mas o ambiente sozinho não consegue proporcionar uma experiência incrível. É preciso investir em treinamento das vendedoras, para que o atendimento seja diferenciado e oferecer atrativos, conforme seu público.

Crie cena “instagramáveis”

Os brasileiros amam o Instagram. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários na rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo pesquisa da Opinion Box, o uso do aplicativo teve um boom durante a pandemia e 92% dos entrevistados afirmam acessar o Instagram pelo menos uma vez ao dia.

Seguindo essa tendência, criar ambientes “instagramáveis” no interior da loja irá contribuir para a experiência e ainda ajudará no marketing orgânico da marca.

Novamente, os painéis de tecido entram em cena. Com a possibilidade de serem iluminados ou não, eles podem ser usados tanto em ambientes internos, quanto externos e são excelentes para fotos, já que o material não reflete a luz e os flashes, como ocorre com as lonas.

Confira ideias de ambientes instagramáveis que poderiam ser utilizadas telas tensionadas Alumiframe em seu fundo para um melhor resultado:

Ambiente instagramavel Doce Minas Shopping
Ambiente instagramavel Doce Minas Shopping (Foto: Fábio Ortolan)
Espaço do Coffee Hub, no HUB Salvador
Espaço do Coffee Hub, no HUB Salvador

Alumiframe: inovação e custo-benefício

Com mais de 15 anos de mercado, conhecemos de perto as dificuldades dos lojistas e sabemos o quanto é importante inovar e estar atento às tendências de mercado. Por isso, buscamos criar produtos e soluções de qualidade que facilitem a vida de nossos clientes, espalhados pelo Brasil e mundo.

O painel de tela tensionada Alumiframe é um exemplo disso. Além de se encaixar perfeitamente nas tendências para lojistas em 2022, possui diversas aplicações, é fácil de limpar e manusear. Sua leveza, flexibilidade, durabilidade e excelente custo-benefício são fatores competitivos fortes que podem fazer diferença em sua estratégia para 2022.

Entre em contato com nossa equipe e veja como o Alumiframe pode trazer inovação a sua loja. 

Escrito por:

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