carregando

Telas tensionadas para iluminação: descubra como o lighting designer Waldir Junior aplicou para inovar em seus projetos

Falar de arquitetura é falar de espaços, formas, harmonia, e principalmente, de luz. Pensando nisso fizemos um apanhado dos projetos do lighting designer Waldir Junior e elencamos alguns em que ele inovou na arquitetura com telas tensionadas. Confira a seguir.

 

Para se ter ideia de quão importante a iluminação é para a arquitetura, saiba que existe uma área de atuação totalmente dedicada à isso, conhecida como lighting design. Os profissionais dedicados ao desenho de iluminação aplicam seus conhecimentos para trazer luz aos projetos da maneira mais agradável e eficiente possível. Como você já deve saber, a iluminação tem o poder de valorizar ou prejudicar o resultado final dos ambientes, por isso a existência desse profissional.

 

É comum perceber a dedicação do lighting design em ambientes em que se busca um determinado efeito estético, como exposições, festas e casamentos. Mas o mais interessante é que essas técnicas podem e devem ser também aplicadas em escritórios e residências, como fez o Waldir Junior em alguns dos projetos que vamos destacar ao longo deste texto.

 

 

Lighting Design

 

Essencialmente com caráter funcional, os projetos de iluminação de escritórios e residências devem contemplar principalmente a entrada de luz natural, pensando nos diferentes efeitos visuais sob a rotação do Sol, preservando pelo conforto daqueles que utilizam o espaço.

 

Não menos importante, nos projetos de iluminação, também deve se considerar a distribuição de luzes artificiais, e claro, os melhores dispositivos de iluminação como refletores, luminárias e spots LED. Além de se trabalhar com aspectos visuais interessantes com o uso vidros, aberturas e cortes na estrutura.

 

Todos esses fundamentos e artifícios escolhidos no desenho de iluminação devem trazer um aspecto visual interessante para o todo.

 

 

Iluminação artificial

 

A iluminação artificial deve ser utilizada pensando em pelo menos cinco estratégias que trazem resultados interessantemente distintos.

 

1. Como evidência de características arquitetônicas, retirando a atenção do espaço, enfatizando componentes individuais. Exemplo: no uso de spots direcionados.

 

2. Como definidora de zonas funcionais, dividindo as áreas e melhorando a orientação.

 

3. Como definidora de fronteiras espaciais, com a iluminação vinda do chão enfatizando objetos e passagens pedestres.

 

4. Como forma de conectar espaços utilizando uma iluminação direcional, permitindo ao espectador a noção de profundidade espacial.

 

5. Como forma de trazer uma iluminação difusa, simulando a incidência do sol pela janela, trazendo um aspecto natural.


 

Utilizando as telas tensionadas como artifícios do lighting design

 

As telas tensionadas iluminadas são geralmente compostas por perfis de alumínio, leds e um tecido backlight. Esse material é utilizado em projetos de luz e arquitetura para criar uma iluminação difusa e natural, sem sombras fortes ou demarcadas. Por ser um recurso bastante versátil pode atender as ideias mais criativas.

 

Conheça o Alumiframe, a tela tensionada com o melhor custo benefício do mercado!

 

 

Inovando na arquitetura com telas tensionadas

 

Inovar é essencial para se manter em uma função criativa, por isso o lighting designer Waldir Junior busca sempre novidades para implementar nos seus projetos de iluminação. Foi pensando nisso que ele resolveu trabalhar com telas tensionadas em alguns dos seus projetos. Vejamos a seguir.

 

Para você que ainda não conhece, o Waldir além de projetar, dá consultorias e várias dicas sobre iluminação no seu perfil do Instagram. Clique aqui para seguir o Waldir!

 

 

Luxo e tecnologia

 

 

Para dar um ar sofisticado ao ambiente e valorizar o design dos carros ofertados pelo cliente concessionária, o Waldir Junior, juntamente com sua equipe, projetou um espaço comercial iluminado por tela tensionada iluminada.

 

Para trazer clareza e valorizar o produto, eles optaram pelos tons frios utilizando lâminas de luz, conseguindo um reflexo brilhante e uniforme sobre a lataria dos carros, garantindo um toque super tecnológico.


 

Salão de beleza iluminado

 

 

Já no projeto de um salão de beleza, feito em parceria com a arquiteta Polly Cury, a ideia foi trazer uma iluminação que não prejudicasse a experiência dos clientes que estivessem nos lavatórios, por isso eles optaram pelo painel luminoso com lâmina de luz e conseguiram um ambiente bastante iluminado, mas super agradável.

 

 

Sem monotonia

 

 

Quando citamos inovação, é disso que estamos falando. É mais do que utilizar materiais inovadores, é ressignificá-los, como o Waldir Junior fez com essa sala de estar.

 

Ele aplicou um gradio de metal branco fosco na frente da tela tensionada e tirou toda a monotonia da peça, trazendo um aspecto mais quente para o ambiente.


 

Tela tensionada nos lavabos

 

Ao invés de usar um acrílico leitoso no lavabo, Waldir preferiu pelas telas tensionadas. Isso porque para o projeto arquitetônico ficaria mais harmonioso já que as telas tensionadas não tem emendas - com apenas um tecido foi possível fazer o lavado todo! Além disso, ele usou uma fita de led para complementar a iluminação e o charme do ambiente. Veja esse resultado e a explicação. 


 

 

 

 

Closet moderno

 

 

E para fechar os exemplos de como inovar na arquitetura com telas tensionadas, que tal esse closet super moderno? A iluminação difusa nesse caso tem a função de valorizar o ambiente e as cores e texturas das peças expostas.


 

Dica de leitura: Tela tensionada na Construção Civil: dicas de como aplicar com Cases Práticos

 

 

Vendo os exemplos dos projetos do lighting designer Waldir Junior, com certeza ficou mais fácil perceber como faz diferença se preocupar com a iluminação na construção dos projetos de arquitetura. Também ficou fácil entender como as telas tensionadas iluminadas podem te ajudar a inovar, não é mesmo? Falando nisso, se você precisar de uma ajuda para inovar na elaboração dos seus projetos, conte conosco!


 

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR