Repensando a iluminação residencial com telas tensionadas

Antes restritas a projetos comerciais, as telas tensionadas expandiram seu mercado e tornaram-se parte da iluminação residencial. Tendo a versatilidade como uma de suas principais características, invadiram a decoração de interiores proporcionando modernidade e sofisticação.

 

Preparamos este artigo para te mostrar as diversas possibilidades da tela tensionada na iluminação residencial. Quer saber mais? Continue conosco! 

 

 

Arquitetura e iluminação residencial no pós pandemia

 

Sabia que a mudança de comportamento do ser humano é uma das consequências dos períodos de pós pandemia? Depois de muito tempo enclausurados, nossos níveis de dopamina e serotonina alteram-se e tendemos a ficar mais irritados e intolerantes.

 

Mas, afinal, o que muda nos habitats residenciais? Com o modo de se comportar sendo alterado leva a uma mudança no pensamento arquitetônico e seus espaços interiores. E as tendências da vez são: texturas, tecnologia e iluminação. E quando o assunto é iluminação, pode contar com a Alumiframe!
 

>> Acesse nosso material: Tendências de arquitetura & iluminação residencial

 

 

O lighting design

 

Na prática, o lighting design é usar conhecimentos e a criatividade para desenvolver, da melhor forma possível, projetos de iluminação para ambientes indo além das preocupações com o visual, provocando também a mudança de comportamentos. Isso é feito com a aplicação de cores, intensidades, formas e entre outras funções.

 

Em sua busca por novidades, Waldir Junior,  lighting designer referência no meio e fundador da maior escola de iluminação do país, o CursodeLuz®, resolveu trabalhar com telas tensionadas em alguns de seus projetos. Quer saber o resultado? Assista o vídeo abaixo: 

 

 

Agregando luxo e tecnologia a seus projetos arquitetônicos, as telas tensionadas contribuem para um ambiente harmonioso e sem emendas. Quando o assunto é inovação na iluminação residencial, telas tensionadas são a solução. 

 

 

A importância da iluminação residencial no home office

 

A substituição definitiva do espaço físico de uma empresa pelo home office não é algo que deverá acontecer, mas uma coisa é certa: o home office veio para ficar. Futuramente, a flexibilização do tempo de ocupação dos escritórios será devida ao fato do trabalho remoto ter sido incorporado à rotina dos colaboradores.

 

Portanto, cada vez mais pessoas se encontrarão na necessidade de um espaço reservado unicamente a essa finalidade. Por meio do estudo de como a temperatura da luz influencia o ambiente a sua volta, os tons frios estimulam a atenção e a concentração. 

 

Desse modo, ao planejar a iluminação residencial, cada necessidade deve ser levada em consideração para que o ambiente tenha uma maior eficiência.

 

 

Telas tensionadas como simulações

 

O design biofílico vem ganhando caráter de protagonismo, portanto não pode ser deixado de lado ao tratar-se de iluminação residencial. Com as telas tensionadas, mesmo em espaços fechados é possível trabalhar com simulações de ambientes naturais para agregar psicologicamente uma experiência semelhante ao natural.

 

Ainda falando de simulações, que tal uma pedra retroiluminada? Utilizando tela tensionada é possível! E além de sair por um custo muito abaixo do que se feito com pedras reais, há também a possibilidade de troca de tecido e não ter risco de obter uma iluminação difusa.
 

 

 

Iluminação residencial com telas aplicadas

 

Cozinha

 

Que tal uma cozinha com Alumiframe? Sem emendas e muito moderna, a tela tensionada usada como iluminação principal harmonizou com a sofisticação já presente.

 

Iluminação residencial - cozinha

 

Closet

 

As arquitetas Thaisa Bohrer e Betina Kroth utilizaram tela tensionada Alumiframe 3K para somar-se à composição de um elemento estético atual e garantir uma iluminação difusa e confortável ao ambiente. Agora o teto do closet, da linha Signature da Plaenge, interage de forma harmonioza na composição do local.

 

Iluminação residencial - closet

 

Banheiro

 

Ainda no decorado Signature, as arquitetas Thaisa e Betina inseriram um painel de tela tensionada Alumiframe 3K como iluminação principal do banheiro, proporcionando uma luz difusa e agradável.

 

Iluminação residencial - banheiro

 

Quarto 

 

Já pensou em utilizar tela tensionada como iluminação no quarto? As arquitetas Thaisa Bohrer e Giovanna Bonalumi sim, e o resultado ficou incrível! O decorado Serenity, da Plaenge, ficou ainda mais sofisticado e iluminado.

 

 

Sala

 

A sala de estar Serenity também contou com nossa tela tensionada Alumiframe. Com ela, Thaisa e Giovanna modernizaram o ambiente e enriqueceram a decoração.

 


Efeito gradiente para equilibrar o ambiente? Também temos. A loja de móveis Dunelli conta com nossas Alumiframes para equilibrar o ambiente e proporcionar mais destaque à mobília.

 

Iluminação residencial  sala

 

Você já tinha pensado em usar telas tensionadas em seus projetos de iluminação residencial? Com sua grande aplicabilidade e variedades de tamanhos são inúmeras possibilidades. Conte conosco para deixar seus projetos ainda mais sofisticados, modernos e, é claro, iluminados! 

 

Quer entender sobre nossos Alumiframes de forma mais técnica? Não deixe de baixar o Manual do Alumiframe para Arquitetos ou falar diretamente com a gente clicando aqui.
 

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR