A profissão de fotógrafo é uma das mais belas e árduas disponíveis no mercado da arte. Ao contrário do que muitos pensam, o fotógrafo deve ter, sim, uma veia artística, com um verdadeiro “feeling” natural para captar as imagens mais bonitas de um determinado momento.
O mercado de fotografia no Brasil cresceu muito nas últimas duas décadas. Contratar um fotógrafo para registrar um evento era, antes, uma escolha para poucas pessoas que tinham condição financeira de arcar com esse serviço. Hoje, graças à chegada das câmeras digitais e o maior número de cursos sobre essa arte, é possível encontrar profissionais para todos os gostos e bolsos.
Nesse artigo vamos falar exatamente sobre como o mercado fotográfico se comporta atualmente no Brasil, e como o profissional pode se diferenciar para conquistar mais oportunidades. Acompanhe.
Mercado cada vez mais disputado
Não é segredo para ninguém que o mercado de fotografia social no Brasil é, atualmente, um dos mais disputados profissionalmente. A chegada da câmera digital permitiu que muitos talentosos profissionais tivessem a oportunidade de trabalhar com esse equipamento mais amigável, entretanto também trouxe vários amadores e “pseudo fotógrafos” para o mercado.
Os profissionais que não conseguem manter a qualidade de seus serviços, pensando somente em volume de trabalho, cobram preços irrisórios, prejudicando a concorrência feita por verdadeiros talentos na arte fotográfica. Cabe ao fotógrafo profissional, portanto, saber driblar essas dificuldades e se diferenciar diante da clientela.
O Brasil é uma referência no mercado de fotografia
Outro fato curioso sobre o mercado de fotografia social no Brasil é que o nosso país se tornou, nas últimas décadas, uma das referências para profissionais e trabalhos de qualidade nesse campo. O forte do mercado brasileiro são as fotos de casamentos, eventos que são extremamente valorizados por aqui – e isso tem ajudado os profissionais do país a se destacarem e obter reconhecimento mundial em seus trabalhos.
Apesar de ser extremamente vantajoso para o profissional que deseja ser valorizado pela qualidade do seu trabalho, essa característica também ajuda esquentar e tornar o mercado ainda mais disputado.
Diferenciar-se é uma obrigação
Para o profissional que quer, realmente, ter sucesso na atividade de fotografia social, se diferenciar de seus concorrentes é uma obrigação – e isso não significa somente tirar as melhores fotos e ter um preço condizente com seu trabalho. Hoje, a diferenciação vem em forma de outros serviços oferecidos para o cliente final, criados, geralmente, a partir das imagens registradas pelo profissional.
Por isso, cada vez mais fotógrafos têm investido em desenvolver álbuns fotográficos bem diagramados, coletânea das imagens em alta qualidade em DVDs ou pen drives, sessões de foto extras (como de making off), serviços como a cabine fotográfica ou a criação de subprodutos (como canecas, camisetas, imãs de geladeira) com as fotografias selecionadas pelos clientes.
Qualidade e novos materiais podem definir a escolha de um cliente
Para a sorte dos bons profissionais, cada vez mais clientes estão sabendo diferenciar um trabalho de qualidade fotográfica de um possível registro amador – e valorizando este verdadeiro serviço de arte. Por esse motivo, investir na qualidade dos seus registros e, principalmente, aprimorar suas técnicas para tirar as melhores e mais inovadoras fotos são formas de conquistar a clientela. Saiba oferecer novos pontos de vista e materiais para as pessoas que procuram seu serviço, fazendo valer esse diferencial no preço que você cobrar.
Optar por trabalhar com o mercado de fotografia social no Brasil não é uma tarefa fácil, entretanto, é muito prazeroso ter sua renda a partir de uma atividade que você ama. O espírito empreendedor também deve ser despertado nesses profissionais que, usualmente, têm somente o lado artístico bem desenvolvido em suas carreiras.
Você trabalha com o mercado de fotografia? Como tem se comportado para se diferenciar no mercado brasileiro? Conte para a gente!