Ir para o conteúdo

(43)3336-4070

(43)98840-5608

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Mercado de fotográfica no brasil: Desafios e tendências

Logo Alumipac Claro sem fundo
  • Produtos
    • Materiais para Eventos
    • Soluções Publicitárias
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais
  • Cases
  • Sobre Nós
    • Conheça
    • Contato

Início » Blog » Empreendedorismo » Mercado de fotográfica no brasil: Desafios e tendências

4 de agosto de 2016

Mercado de fotográfica no brasil: Desafios e tendências

Tempo de Leitura : 3 minutos

A profissão de fotógrafo é uma das mais belas e árduas disponíveis no mercado da arte. Ao contrário do que muitos pensam, o fotógrafo deve ter, sim, uma veia artística, com um verdadeiro “feeling” natural para captar as imagens mais bonitas de um determinado momento.

O mercado de fotografia no Brasil cresceu muito nas últimas duas décadas. Contratar um fotógrafo para registrar um evento era, antes, uma escolha para poucas pessoas que tinham condição financeira de arcar com esse serviço. Hoje, graças à chegada das câmeras digitais e o maior número de cursos sobre essa arte, é possível encontrar profissionais para todos os gostos e bolsos.

Nesse artigo vamos falar exatamente sobre como o mercado fotográfico se comporta atualmente no Brasil, e como o profissional pode se diferenciar para conquistar mais oportunidades. Acompanhe.

Mercado cada vez mais disputado

Não é segredo para ninguém que o mercado de fotografia social no Brasil é, atualmente, um dos mais disputados profissionalmente. A chegada da câmera digital permitiu que muitos talentosos profissionais tivessem a oportunidade de trabalhar com esse equipamento mais amigável, entretanto também trouxe vários amadores e “pseudo fotógrafos” para o mercado.

Os profissionais que não conseguem manter a qualidade de seus serviços, pensando somente em volume de trabalho, cobram preços irrisórios, prejudicando a concorrência feita por verdadeiros talentos na arte fotográfica. Cabe ao fotógrafo profissional, portanto, saber driblar essas dificuldades e se diferenciar diante da clientela.

O Brasil é uma referência no mercado de fotografia

Outro fato curioso sobre o mercado de fotografia social no Brasil é que o nosso país se tornou, nas últimas décadas, uma das referências para profissionais e trabalhos de qualidade nesse campo. O forte do mercado brasileiro são as fotos de casamentos, eventos que são extremamente valorizados por aqui – e isso tem ajudado os profissionais do país a se destacarem e obter reconhecimento mundial em seus trabalhos.

Apesar de ser extremamente vantajoso para o profissional que deseja ser valorizado pela qualidade do seu trabalho, essa característica também ajuda esquentar e tornar o mercado ainda mais disputado.

Diferenciar-se é uma obrigação

Para o profissional que quer, realmente, ter sucesso na atividade de fotografia social, se diferenciar de seus concorrentes é uma obrigação – e isso não significa somente tirar as melhores fotos e ter um preço condizente com seu trabalho. Hoje, a diferenciação vem em forma de outros serviços oferecidos para o cliente final, criados, geralmente, a partir das imagens registradas pelo profissional.

Por isso, cada vez mais fotógrafos têm investido em desenvolver álbuns fotográficos bem diagramados, coletânea das imagens em alta qualidade em DVDs ou pen drives, sessões de foto extras (como de making off), serviços como a cabine fotográfica ou a criação de subprodutos (como canecas, camisetas, imãs de geladeira) com as fotografias selecionadas pelos clientes.

Qualidade e novos materiais podem definir a escolha de um cliente

Para a sorte dos bons profissionais, cada vez mais clientes estão sabendo diferenciar um trabalho de qualidade fotográfica de um possível registro amador – e valorizando este verdadeiro serviço de arte. Por esse motivo, investir na qualidade dos seus registros e, principalmente, aprimorar suas técnicas para tirar as melhores e mais inovadoras fotos são formas de conquistar a clientela. Saiba oferecer novos pontos de vista e materiais para as pessoas que procuram seu serviço, fazendo valer esse diferencial no preço que você cobrar.

Optar por trabalhar com o mercado de fotografia social no Brasil não é uma tarefa fácil, entretanto, é muito prazeroso ter sua renda a partir de uma atividade que você ama. O espírito empreendedor também deve ser despertado nesses profissionais que, usualmente, têm somente o lado artístico bem desenvolvido em suas carreiras.

Você trabalha com o mercado de fotografia? Como tem se comportado para se diferenciar no mercado brasileiro? Conte para a gente!

Escrito por:

Foto de Alumipac

Alumipac

Compartilhe este post

AnteriorAnteriorEmpreender na crise: vale a pena ?
PróximoComo aumentar a renda em tempos de crise?Próximo
Categorias
  • Arquitetura e Decoração (10)
  • Cases (2)
  • Empreendedorismo (22)
  • Estruturas Moldulares (17)
  • Eventos e Feiras (78)
  • Experiência com Clientes (5)
  • Experiências com clientes (28)
  • Publicidade e Comunicação Visual (17)
  • Sem categoria (2)
  • Sustentabilidade (16)
  • Vendas e Comércio (56)
Posts recentes
  • Como stands bem planejados pode fazer você vender mais em feiras e eventos 7 de outubro de 2025
  • Chapas TS ou Eucaplac: Saiba a diferença entre elas e qual a melhor para seu evento 16 de setembro de 2025
  • Vai montar um quiosque? Conheça os diferenciais da Alumipac para criar o espaço ideal no shopping 26 de agosto de 2025
  • Quiosques de shopping: por que eles fazem tanto sucesso e como você pode investir nesse modelo 21 de agosto de 2025

Mais para explorar

Por que escolher vitrines modulares para o meu negócio?

Quanto mais impactante é a sua vitrine, mais clientes você atrai e mais chances seu negócio tem de efetivar as vendas!

Por que utilizar um suporte para tablet em alumínio ?

O alumínio é um dos minerais mais abundantes em nosso planeta. Um de seus principais diferenciais é a sua versatilidade, podendo ser utilizado em diversas áreas, como em embalagens, construções, cosméticos,...

3 dicas para uma apresentação de produtos interativa

Diante de um público cada vez mais exigente e seletivo, apostar em novos formatos de venda tornou-se fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Uma excelente forma para engajar clientes...

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos

Logo Alumipac Claro sem fundo

Soluções inovadoras em alumínio

© ALUMIPAC 2025.

Somos uma indústria de alumínio com mais de 25 anos de experiência e mais de 1 milhão de metros quadrados de projetos realizados com excelência para diversos segmentos de mercado.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sobre nós

  • Quem Somos
  • Contato
  • Política de privacidade

Produtos

  • Soluções Publicitárias
    • Porta-revistas
    • Totem Carregador de Celular
    • Torre de Tomadas
    • Totem Publicitário
    • Quiosques
    • Suporte para Tablet
    • Vitrines
  • Materiais para Eventos
    • Balcões
    • Pisos
    • Portas
    • Luminárias e Spots
    • Lixeira
    • Materiais para Feiras e Eventos
      • Montantes e Acessórios
      • Travessas
    • Camarins
    • Box de Corrida
    • Cabines de Cronometragem
    • Barraca de Alimentação
    • Bilheterias
    • Cabines Fotográficas

Aprenda

  • Blog
  • Materiais
  • Cases
43 3336-4070

43 98840-5608

Rua Seimu Oguido, 379 Londrina-PR
ComCiência - Agência de Marketing em Londrina
ComCiência - Agência de Marketing

© 2025 ALUMIPAC – Todos os direitos reservados. 

Alumiframe do Brasil Ltda

CNPJ: 29.402.910/0002-63

Logo Oxi Marketing digital e Websites 2022
Agência Oxi - Especialista no Desenvolvimento de Websites
Logo Alumipac Claro sem fundo