Entenda como o marketing esportivo pode fazer com que os torcedores se sintam cada vez mais parte dos seus clubes do coração.
A Alumipac confeccionou um painel de tecido exclusivo para o Londrina Esporte Clube contribuindo para o marketing do time! Confira essa estratégia.
O público apaixonado por esporte tem sempre uma ligação muito próxima com o tema e, é disso que se constrói o marketing esportivo. Em uma visão mais ampla, os responsáveis pelo marketing esportivo de times, clubes e campeonatos importantes estão sempre ligados no que o público mais gosta do esporte e utilizando disso para elaborar ações e campanhas para tornar o esporte mais “business”.
O marketing esportivo pode ser encontrado em mínimos detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Por exemplo, uma camiseta com patrocínio de determinada marca ou um desodorante que leva o rosto de um esportista que atua bem. Todos esses detalhes, ao longo do tempo, vão moldando o amante do esporte a acreditar que aquele não é um simples anunciante e, sim, um parceiro do seu time do coração.
Segundo um estudo realizado pela empresa Sports Value o mercado esportivo mundial movimenta, anualmente, US$ 50 bilhões (R$ 191 bilhões) com o chamado “matchday”, isso é, todas as ações de marketing esportivo que acontecem em torno das partidas de futebol – Bilheteria, shows, distribuição de brindes, ações com torcedores dentro e fora de campo, campanhas, entre outros. Desse valor, 51% é contabilizado somente nos Estados Unidos com ligas como MLB (beisebol), NHL (hóquei), NFL (futebol americano) e NBA (basquete).
Marketing esportivo na prática
Trazendo esses números para a prática, podemos ter como exemplo, o Super Bowl. Um importante jogo de campeonato da NFL (principal liga de futebol americano dos Estados Unidos) que decide o campeão da temporada. O jogo é tão divulgado e conhecido que até aqueles que não acompanham o esporte, conhecem o evento. É um dos momentos em que o marketing esportivo é aproveitado da melhor forma. Meses antes de acontecer, já existem empresas investindo em propagandas de seus produtos ou até criando novas linhas de produtos específicos para o evento.
Aliado com a tecnologia, o marketing consegue ficar ainda mais atrativo e criativo. Aqui no Brasil, a Nissan, uma importante fabricante de automóveis, investiu em um anúncio que segue a bola em campo. Uma tecnologia com recursos de câmeras, monitoramento e GPS fez com que um anúncio de Nissan Kicks, que aparecia nas placas publicitárias, seguisse a bola durante as jogadas. O resultado dessa estratégia divertida você pode conferir clicando aqui.
Ações sociais e digitais
Além de estimular a propagação de grandes marcas, a prática do marketing no esporte pode fazer com que o culto ao time aumente. Quanto mais próximo o público se sente do time, mais vontade ele sente de acompanhar e estar por dentro. Essa é uma estratégia de humanização muito utilizada e eficaz.
Um dos times de futebol que usa bastante dessa prática é o Corinthians. Em 2019, por exemplo, criaram a campanha de responsabilidade social #RespeitaAsMina em que, durante o mês de março, uma série de campanhas de respeito às mulheres e de não violência, foram estimuladas. Na época foi lançada uma nova camiseta do time com a presença da hashtag e nas redes sociais ficou tão famosa que além de ser usada durante a campanha, ela continua sendo utilizada como forma de relembrar o respeito às mulheres.
Créditos: Divulgação/Corinthians
Outra ação emblemática, digna de mais ações no mesmo segmento, é a campanha “Meu sangue é rubro-negro”. O time de futebol Vitória já tinha o lema do “Sangue rubro-negro” e aproveitou para lançar uma super campanha de doação de sangue. Durante a campanha, o vermelho da tradicional camisa foi retirado e, para a cor voltar, os torcedores teriam que fazer a sua parte: doar seu sangue pelo clube. O resultado foi muito positivo! a campanha foi amplamente divulgada nas redes sociais e as doações de sangue aumentaram 46%. Já o investimento de 30 mil reais gerou uma mídia espontânea de 15 milhões de reais, com 130 milhões de pessoas impactadas!
Como colocar em prática o marketing esportivo?
Como já vimos existem centenas de possibilidades de ações nessa área, mas o principal é começar do visual. A dica que os gestores de eventos precisam é focar em locais frequentados pelo público! Como estratégia de aproximação, é possível expor informações nas paredes ou em bancadas de apresentação. Uma das ações mais comuns é a famosa linha do tempo de trajetória do clube ou os painéis com fotos dos jogadores.
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Além disso, transformar o escritório do clube em um ambiente atrativo, investindo em uma arquitetura arrojada e moderna, pode gerar muito sucesso! Levando em consideração que são nesses ambientes que, geralmente, acontecem as reuniões com os patrocinadores em potencial.
O investimento no marketing esportivo também acontece de forma “mais explícita” são as famosas lojas e quiosques com os produtos oficiais do time. É importante que logo na fachada a atenção do público seja toda voltada para aquele ambiente e que essa fachada mostre o objetivo do clube. É sempre interessante, para ambientes que são focados em vendas, algum diferencial que faça com que o público queira ficar. Uma ideia de atração podem ser os totens carregadores de celular ou uma cabine fotográfica personalizada com a logo do time!
Case de sucesso!
A ideia dos painéis foi utilizada pelo time de futebol Londrina Esporte Clube que adquiriu para a sala de imprensa, um painel personalizado Alumiframe. O resultado foi o melhor possível: um ambiente despojado, bem iluminado, moderno e super exclusivo!! Além de que, a novidade trouxe para a casa do LEC a facilidade do tecido ser substituído de forma simples e prática.
Sala de imprensa do LEC com painel Alumiframe
Crédito: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube
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É comprovado que uma boa estratégia de marketing esportivo pode agregar e fazer com que o time ou os jogadores se destaquem e se aproximem do público! Explore, cada vez mais, as possibilidades dessa prática.