Os 10 mandamentos do produtor de eventos

O produtor é um profissional extremamente importante para o sucesso de qualquer tipo de evento. Além dos conhecimentos técnicos sobre o assunto, é o profissional que terá todos os contatos e artimanhas para tornar um evento inesquecível, como ele deve ser.

 

Todo bom produtor de eventos conta com uma lista de mandamentos que são indispensáveis para executar seu trabalho com qualidade. Quer saber quais são eles?Listamos todos no post de hoje, que está imperdível!

 

 

#1 Disposição: palavra de ordem

 

Não existe outra palavra que defina melhor o produtor de eventos do que disposição, afinal, é preciso ter muita força de vontade e fôlego para dar conta de todas as atividades que esse profissional tem que realizar no dia a dia.

 

Além de acompanhar o andamento e desenvolvimento de todas as etapas, o produtor de eventos pode ser solicitado a qualquer momento para ouvir novas ideias do cliente e até mesmo gerenciar possíveis problemas que podem surgir no meio do caminho. Sem disposição, nada disso é possível!

 

 

#2 A organização é imprescindível

 

Imagine ter que lidar com todas as informações e obrigações em um evento sem conseguir se organizar dentro de tantos detalhes? Ser um bom administrador de suas ideias, tarefas e tempo é essencial para que produtor de eventos consiga dar conta de tudo que envolve a organização: desde a contratação dos profissionais para cada tarefa, até o fechamento de tudo que você conseguiu criar.

 

 

#3 Carregar bons contatos

 

Todo bom profissional deve contar com excelentes contatos para poder crescer na carreira. Para o produtor de eventos, entretanto, essa lista é essencial para o sucesso de sua atividade, afinal, ele sempre vai depender de terceiros para conseguir montar tudo que seu cliente sonhou para aquele momento especial.

 

Se você ainda não conta com uma boa rede de contatos, não se preocupe, sempre há tempo para fazer um bom networking, pedir indicações e participar de eventos onde você pode conhecer com quem trabalhar.

 

 

#4 Valorizar a imagem profissional

 

Assim como para qualquer outro profissional, o produtor de eventos deve se preocupar em manter uma boa imagem perante seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Entretanto, para ele, a boa imagem também é o que lhe garante sucesso em sua atividade, afinal, a maneira como se porta, como transmite conhecimento e, especialmente, espelha autoconfiança, pode deixar o cliente ainda mais seguro para contratá-lo nos seus próximos eventos.

 

 

#5 Estudar o perfil de seus eventos

 

Um produtor deve conhecer, como ninguém, o evento que ele está organizando. E quando falamos em conhecer, não estamos querendo dizer que ele só deve estar por dentro de tudo que os fornecedores estão planejando organizar: é preciso conhecer detalhes íntimos do público que vai frequentar aquele local, o que o cliente pretende atingir como meta para aquele evento e especialmente se ele realmente coletou todas as melhores ideias para produzir a melhor experiência para todos.

 

 

#6 Estar conectado com as novidades

 

Não existe um produtor de eventos que não esteja por dentro das tendências do universo em que ele trabalha. O que estão usando? Quais são os melhores fornecedores do momento? O que não deve mais ser usado? Essas e outras perguntas essenciais ajudam esse profissional a sempre estar por dentro de todas as novidades que envolvem seu mercado.

 

 

#7 Ter excelentes contatos para patrocínios

 

Um produtor de eventos, ocasionalmente, vai trabalhar com organizações que demandam algum tipo de patrocínio para garantir que o planejamento saia do papel e se torne uma realidade. Saber como abordar possíveis patrocinadores de eventos e, especialmente, fazê-los investir na sua ideia, é um diferencial para esse profissional.

 

 

#8 Andar com o borderô debaixo do braço

 

O Borderô é o melhor amigo do produtor de eventos. É nesse documento que constam todas as informações financeiras relacionadas com o evento, sejam essas os boletos para pagar um fornecedor ou até mesmo a entrada de uma possível ajuda de custo.

 

 

#9 Conhecer as melhores ferramentas de gestão

 

Um produtor de eventos nada mais é do que um gestor dessa importante oportunidade de reunir e agradar um determinado público. Por isso, ele sempre deve contar com boas ferramentas que lhe ajudam a colocar a organização em um plano mais visível e fácil de armazenar dados, datas e informações relevantes para que o evento ocorra da melhor maneira possível.

 

Não importa se a sua ferramenta é um software de gestão online ou se é uma planilha: desde que você consiga acompanhar melhor suas ideias com essas ferramentas, elas já serão extremamente valiosas para o seu negócio.

 

 

#10 Ter o erro como o melhor aprendizado

 

Sabe aquela história de que só aprendemos quando erramos? Ela também se aplica ao produtor de eventos. Por mais que uma falha possa custar, muitas vezes, caro para o sucesso de um evento, saiba que é possível tirar um aprendizado positivo dessa experiência. O importante é não desanimar e tocar a bola para frente!

 

E você, quais desses mandamentos do produtor de eventos já segue fielmente? Conte para a gente e até a próxima.

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR