As empresas que investem em fachadas comerciais modernas têm mais chances de atrair a clientela e fazer bons negócios. Confira a seguir dicas de como fazer um projeto moderno e barato!
A melhor maneira de destacar sua empresa da concorrência, especialmente em negócios locais, é apostando em uma fachada bonita e moderna, a fim de diferenciar sua marca, gerar impacto visual e atrair curiosos.
Mas para construir fachadas comerciais modernas é preciso considerar alguns pontos, como: o nicho de mercado em que o seu negócio está inserido, os gostos e costumes da clientela, as características do imóvel, a legislação local e a imagem que sua empresa quer passar.
Pesquise sobre sua concorrência e sobre os costumes dos clientes que você quer atrair
Entendendo o mercado em que se está inserido e percebendo a concorrência, é possível elencar os pontos fortes e os diferenciais na sua empresa. Utilize essa dinâmica para criar a fachada mais interessante e atrativa.
Pesquise sobre as preferências e características do seu público alvo. O público de uma loja de acessórios tecnológicos, por exemplo, pode esperar que o ambiente da loja seja tão tecnológico quanto os produtos vendidos. É imprescindível pensar nesse comportamento para acertar e conseguir despertar desejos de consumo a partir de uma fachada imponente.
Destaque seu negócio, mas atenha-se às questões legais
Com a evolução e crescimento das cidades, os centros urbanos tem se tornado cada vez mais abarrotados de outdoors, letreiros, faixas e placas de sinalização. Pensando nisso, diversas cidades têm adotado leis que combatem a poluição visual, aspecto que não interfere somente na estética e harmonia das cidades, mas também na saúde e percepção de espaço pelas pessoas.
Pois bem, cada cidade detém, em seu Código de Postura Municipal, especificações que devem ser levadas em conta na elaboração das fachadas e espaços para publicidade. Na dúvida de como fazer fachadas comerciais modernas dentro da legislação do seu município, procure informações diretamente com o governo municipal.
E se eu for uma franquia?
No caso da renovação das fachadas, você precisa ficar atento a algumas questões: Geralmente a franqueadora disponibiliza um manual, precisa constar um projeto que esteja de acordo com os padrões.
Concorrência mapeada ?
Preferências da clientela consideradas ?
Legislação municipal na cabeça ?
Agora é hora de pensar: “Que imagem minha empresa quer passar?”
Considerando esse ponto importantíssimo, elencamos os materiais mais utilizados em fachadas comerciais modernas para que você consiga escolher com sabedoria os elementos que traduzem a essência do seu negócio, e além disso, trazem o melhor custo benefício.
Madeira. As fachadas comerciais em madeira transmitem elegância, aconchego e receptividade. Combinada com uma vitrine bem montada, pode traduzir o seu negócio e atrair a clientela.
Vidro e metal. Fachadas construídas com esses materiais podem ser muito modernas e encantadoras. O vidro sozinho traz um aspecto clean e se destaca pela sutileza. Enquanto o metal constrói um aspecto mais sofisticado. Se bem combinados, estes materiais podem trazer muito requinte para o seu estabelecimento.
ACM. Dentre os materiais citados, o ACM se destaca como o mais versátil. Por ser maleável, possibilita um design mais arrojado e diferenciado, auxiliando no destaque e na diferenciação da sua fachada.
Além desses, existem vários outros materiais que podem fazer a diferença na produção da sua fachada. Pesquise os materiais com o melhor custo benefício e conte com a ajuda de um arquiteto para elaborar um projeto que traduza o seu negócio, como fez o Grupo A.Yoshii, no projeto da fachada da sede de sua Incorporação na cidade de Campinas, no interior do estado São Paulo. Veja a seguir!
Case Grupo A.Yoshii
O Grupo A.Yoshii entrega, há mais de 50 anos, centenas de imóveis residenciais e comerciais. E um dos principais focos da construtora está na construção de edifícios de luxo. Pensando neste nicho de mercado e na imagem que o grupo quer passar para sua clientela, o arquiteto do grupo construiu uma fachada super moderna na sede de Campinas-SP.
Mesclando materiais e apostando em um design contemporâneo, eles conseguiram traduzir a excelência e a qualidade do trabalho desempenhando, em uma fachada moderna, bonita, imponente e bem iluminada.
O desenho da fachada foi todo iluminado utilizando a solução Alumiframe – perfis de alumínio iluminados por LED e revestidos por tecido tensionado –, que chamam a atenção de quem passa.
Por ser um material resistente ao clima e de fácil manutenção, o painel de tecido tensionado Alumiframe se torna uma ótima opção para comunicação e iluminação de fachadas que precisam estar sempre impecáveis para fazer jus à imagem de grandes empresas como a A.Yoshii.
Ficou em interessado em saber como a solução Alumiframe pode incrementar projetos de fachadas comerciais modernas? Entre em contato e fale com um de nossos consultores!