Ir para o conteúdo

(43)3336-4070

(43)98840-5608

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Empreender na crise: vale a pena ?

Logo Alumipac Claro sem fundo
  • Produtos
    • Materiais para Eventos
    • Soluções Publicitárias
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais
  • Cases
  • Sobre Nós
    • Conheça
    • Contato

Início » Blog » Empreendedorismo » Empreender na crise: vale a pena ?

3 de agosto de 2016

Empreender na crise: vale a pena ?

Tempo de Leitura : 4 minutos

Crise econômica. Pare para pensar em quantas vezes você ouviu esse termo nos últimos dois anos. A verdade é que, realmente, o Brasil está enfrentando dificuldades no cenário econômico, com consequências que atingem a todos nós, de maneira direta ou indireta.

Muitas pessoas têm visto o empreendedorismo como solução para fugir da crise e do medo constante de perder o emprego. Mas, se o cenário econômico do país não é um dos mais favoráveis, por que essa seria uma boa ideia? Nesse artigo, vamos falar sobre se realmente vale a pena empreender na crise e como essa decisão deve ser tomada para que você siga o caminho certo! Vamos lá?

O Brasil é líder no ranking de empreendedores

A primeira boa notícia para quem pretende empreender na crise é que o Brasil é um verdadeiro campeão no universo de empreendedorismo mundial. Quando comparado com outros países, o nosso apresenta a maior taxa de empreendedorismo do mundo, ficando à frente de países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

O motivo dessa excelente posição no ranking mundial é que pelo menos um a cada três brasileiros, com faixa etária de 18 a 64 anos, possui uma empresa ou negócio próprio no Brasil. Em 2015, os empreendedores já representavam quase 35% do mercado profissional brasileiro, sendo que a metade deles não tinha ainda nem mesmo três anos de empresa.

O sonho do brasileiro ajuda a fortalecer esse mercado

Esse impressionante número do mercado empreendedor no Brasil se relaciona com o perfil do brasileiro, que tem como um de seus maiores sonhos abrir a própria empresa e comandar um negócio para chamar de seu. É interessante perceber, também, que muitos se arriscam no mercado empreendedor não somente porque necessitam, mas sim porque se deparam com uma oportunidade imperdível de negócio – o que pode mostrar que o mercado de criação e inovação sempre está aquecido.

Melhoria no ambiente legal facilitou o negócio próprio

Outro fator tem jogado a favor de quem pretende empreender na crise e abrir o próprio negócio: as facilidades oferecidas pelo governo brasileiro nos últimos anos para que os profissionais formalizassem suas atividades de renda. A criação e ampliação do supersimples facilitaram não somente a cobrança dos tributos relacionados às pequenas empresas, como também tornou mais prático o processo de lançamento de notas fiscais e controle das atividades realizadas no país.

Hoje, graças a essas alternativas, abrir um negócio próprio é uma tarefa que está ao alcance de qualquer pessoa – situação que favorece muito o mercado de empreendedorismo.

O crescimento inicial mais lento pode favorecer pequenas empresas

Muitos especialistas afirmam que empreender em tempos de crise é interessante, visto que as novas empresas apresentam crescimento lento nos primeiros anos de atividade. Como nesse período o mercado pode não oferecer tudo o que uma empresa precisa para crescer mais do que a média esperada, crescer junto com a economia do país pode ser uma alternativa inteligente para os negócios que se iniciam na crise.

É claro que cada negócio tem a sua particularidade e pode responder de maneira diferente ao mercado, entretanto, estima-se que uma nova empresa demore de dois a três anos para recuperar o seu investimento inicial, independentemente do cenário econômico do país. Esse é um motivo e tanto para criar coragem e empreender em tempos crise.

Sempre existe um espaço para crescer na crise

A grande verdade sobre empreender na crise é que, para quem escolheu o caminho certo e tem a ideia para seguir em frente, sempre existirá um espaço no mercado e demanda de trabalho. Produtos e serviços de qualidade vão sempre chamar a atenção da clientela e continuar sendo demandados em situações econômicas mais difíceis – mesmo que em menor volume. O segredo, aqui, é saber se adaptar às demandas reais do mercado e ter paciência para esperar a economia se reaquecer.

Continuar estudando e se especializando também é uma alternativa interessante para quem quer se dar bem no mercado empreendedor, mesmo na crise. Profissionais qualificados costumam ter mais recursos e conhecimentos para driblar as dificuldades e obter sucesso nessa jornada.

Para empreender em tempos de crise não é preciso, portanto, somente ter coragem, mas sim conhecer o negócio que você tem em mãos e o mercado que vai enfrentar nos próximos anos. O espaço para as boas soluções sempre vai existir!

Você está apostando no empreendedorismo? Compartilhe conosco suas opiniões sobre esse tema!

Escrito por:

Foto de Alumipac

Alumipac

Compartilhe este post

AnteriorAnteriorEmpreendedor De Sucesso: O Que Preciso Para Ser Um?
PróximoMercado de fotográfica no brasil: Desafios e tendênciasPróximo
Categorias
  • Arquitetura e Decoração (10)
  • Cases (2)
  • Empreendedorismo (22)
  • Estruturas Moldulares (17)
  • Eventos e Feiras (78)
  • Experiência com Clientes (5)
  • Experiências com clientes (28)
  • Publicidade e Comunicação Visual (17)
  • Sem categoria (2)
  • Sustentabilidade (16)
  • Vendas e Comércio (56)
Posts recentes
  • Como stands bem planejados pode fazer você vender mais em feiras e eventos 7 de outubro de 2025
  • Chapas TS ou Eucaplac: Saiba a diferença entre elas e qual a melhor para seu evento 16 de setembro de 2025
  • Vai montar um quiosque? Conheça os diferenciais da Alumipac para criar o espaço ideal no shopping 26 de agosto de 2025
  • Quiosques de shopping: por que eles fazem tanto sucesso e como você pode investir nesse modelo 21 de agosto de 2025

Mais para explorar

Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito ?

Resíduo e rejeito, em um primeiro momento, parecem sinônimos, não é mesmo? Apesar da confusão inicial que os termos podem causar, saiba que eles são coisas bem diferentes! No post de...

Por que é importante investir na segurança de máquinas e equipamentos?

Veja os motivos para proteger a sua empresa e os colaboradores Segurança é a palavra-chave para uma empresa que se preocupa com o bem estar de seus colaboradores. Ainda mais...

urgência na montagem de stands e desmontagem

Tudo o que você precisa saber sobre montantes de alumínio para montagem de stands

Entenda como os montantes de alumínio facilitam a montagem de estandes e são a escolha mais prática para feiras, eventos e exposições. Um conteúdo essencial para expositores.

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos

Logo Alumipac Claro sem fundo

Soluções inovadoras em alumínio

© ALUMIPAC 2025.

Somos uma indústria de alumínio com mais de 25 anos de experiência e mais de 1 milhão de metros quadrados de projetos realizados com excelência para diversos segmentos de mercado.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sobre nós

  • Quem Somos
  • Contato
  • Política de privacidade

Produtos

  • Soluções Publicitárias
    • Porta-revistas
    • Totem Carregador de Celular
    • Torre de Tomadas
    • Totem Publicitário
    • Quiosques
    • Suporte para Tablet
    • Vitrines
  • Materiais para Eventos
    • Balcões
    • Pisos
    • Portas
    • Luminárias e Spots
    • Lixeira
    • Materiais para Feiras e Eventos
      • Montantes e Acessórios
      • Travessas
    • Camarins
    • Box de Corrida
    • Cabines de Cronometragem
    • Barraca de Alimentação
    • Bilheterias
    • Cabines Fotográficas

Aprenda

  • Blog
  • Materiais
  • Cases
43 3336-4070

43 98840-5608

Rua Seimu Oguido, 379 Londrina-PR
ComCiência - Agência de Marketing em Londrina
ComCiência - Agência de Marketing

© 2025 ALUMIPAC – Todos os direitos reservados. 

Alumiframe do Brasil Ltda

CNPJ: 29.402.910/0002-63

Logo Oxi Marketing digital e Websites 2022
Agência Oxi - Especialista no Desenvolvimento de Websites
Logo Alumipac Claro sem fundo