Crise econômica. Pare para pensar em quantas vezes você ouviu esse termo nos últimos dois anos. A verdade é que, realmente, o Brasil está enfrentando dificuldades no cenário econômico, com consequências que atingem a todos nós, de maneira direta ou indireta.
Muitas pessoas têm visto o empreendedorismo como solução para fugir da crise e do medo constante de perder o emprego. Mas, se o cenário econômico do país não é um dos mais favoráveis, por que essa seria uma boa ideia? Nesse artigo, vamos falar sobre se realmente vale a pena empreender na crise e como essa decisão deve ser tomada para que você siga o caminho certo! Vamos lá?
O Brasil é líder no ranking de empreendedores
A primeira boa notícia para quem pretende empreender na crise é que o Brasil é um verdadeiro campeão no universo de empreendedorismo mundial. Quando comparado com outros países, o nosso apresenta a maior taxa de empreendedorismo do mundo, ficando à frente de países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.
O motivo dessa excelente posição no ranking mundial é que pelo menos um a cada três brasileiros, com faixa etária de 18 a 64 anos, possui uma empresa ou negócio próprio no Brasil. Em 2015, os empreendedores já representavam quase 35% do mercado profissional brasileiro, sendo que a metade deles não tinha ainda nem mesmo três anos de empresa.
O sonho do brasileiro ajuda a fortalecer esse mercado
Esse impressionante número do mercado empreendedor no Brasil se relaciona com o perfil do brasileiro, que tem como um de seus maiores sonhos abrir a própria empresa e comandar um negócio para chamar de seu. É interessante perceber, também, que muitos se arriscam no mercado empreendedor não somente porque necessitam, mas sim porque se deparam com uma oportunidade imperdível de negócio – o que pode mostrar que o mercado de criação e inovação sempre está aquecido.
Melhoria no ambiente legal facilitou o negócio próprio
Outro fator tem jogado a favor de quem pretende empreender na crise e abrir o próprio negócio: as facilidades oferecidas pelo governo brasileiro nos últimos anos para que os profissionais formalizassem suas atividades de renda. A criação e ampliação do supersimples facilitaram não somente a cobrança dos tributos relacionados às pequenas empresas, como também tornou mais prático o processo de lançamento de notas fiscais e controle das atividades realizadas no país.
Hoje, graças a essas alternativas, abrir um negócio próprio é uma tarefa que está ao alcance de qualquer pessoa – situação que favorece muito o mercado de empreendedorismo.
O crescimento inicial mais lento pode favorecer pequenas empresas
Muitos especialistas afirmam que empreender em tempos de crise é interessante, visto que as novas empresas apresentam crescimento lento nos primeiros anos de atividade. Como nesse período o mercado pode não oferecer tudo o que uma empresa precisa para crescer mais do que a média esperada, crescer junto com a economia do país pode ser uma alternativa inteligente para os negócios que se iniciam na crise.
É claro que cada negócio tem a sua particularidade e pode responder de maneira diferente ao mercado, entretanto, estima-se que uma nova empresa demore de dois a três anos para recuperar o seu investimento inicial, independentemente do cenário econômico do país. Esse é um motivo e tanto para criar coragem e empreender em tempos crise.
Sempre existe um espaço para crescer na crise
A grande verdade sobre empreender na crise é que, para quem escolheu o caminho certo e tem a ideia para seguir em frente, sempre existirá um espaço no mercado e demanda de trabalho. Produtos e serviços de qualidade vão sempre chamar a atenção da clientela e continuar sendo demandados em situações econômicas mais difíceis – mesmo que em menor volume. O segredo, aqui, é saber se adaptar às demandas reais do mercado e ter paciência para esperar a economia se reaquecer.
Continuar estudando e se especializando também é uma alternativa interessante para quem quer se dar bem no mercado empreendedor, mesmo na crise. Profissionais qualificados costumam ter mais recursos e conhecimentos para driblar as dificuldades e obter sucesso nessa jornada.
Para empreender em tempos de crise não é preciso, portanto, somente ter coragem, mas sim conhecer o negócio que você tem em mãos e o mercado que vai enfrentar nos próximos anos. O espaço para as boas soluções sempre vai existir!
Você está apostando no empreendedorismo? Compartilhe conosco suas opiniões sobre esse tema!