Em tempos de instabilidade econômica muitos empreendedores têm optado por formas mais baratas, mas não menos eficientes, para abrir o seu próprio negócio. Nos últimos anos, para driblar os altos custos de abrir um estabelecimento comercial, ter um quiosque tem se tornado cada vez mais popular no Brasil.
Além do custo reduzido, uma das principais vantagens de ter um quiosque é a rápida e fácil instalação, podendo ser feita, literalmente, da noite para o dia. Ele não só permite que sua marca chegue a mais clientes, como também pode aumentar as suas oportunidades de vendas e possibilitar a concretização de seu negócio próprio.
Muito comum nos disputados corredores de shoppings, os quiosques começam a ser utilizados em outros pontos estratégicos e mais segmentados.
No post de hoje, reunimos alguns exemplos de locais alternativos para ter um quiosque. Acompanhe!
5 locais para abrir seu negócio e ter um quiosque
#1 Supermercados
Os supermercados têm muita demanda e experiência na venda de produtos diversos, o que pode ser uma oportunidade para que seu negócio tenha acesso a uma base de clientes já fidelizada. Inclusive, os supermercados podem dar conselhos sobre como você pode aumentar suas vendas, por exemplo, utilizando determinados produtos ou estratégias comerciais.
Além disso, pode ficar mais fácil conseguir financiamento com bancos se você tiver um contrato para ter um quiosque em um supermercado com um nome bem conhecido.
No entanto, alguns supermercados podem querer auditar seu produto ou serviço para garantir que determinados critérios de qualidade e segurança sejam atendidos.
#2 Aeroportos e rodoviárias
Em média, o aluguel de um ponto de venda em um aeroporto ou rodoviária pode ser de três a quatro vezes maior do que em shopping centers. No entanto, a principal vantagem desses locais é o alto fluxo de pessoas, com clientes indo e vindo o tempo todo, e sem sobrecargas em horários de picos.
Enquanto circulam pelos terminais, clientes brasileiros e do exterior podem ser atraídos para os quiosques. O seu forte pode não ser a fidelização, mas a alta rotatividade pode manter uma receita que dificilmente você conseguiria em um shopping, por exemplo.
#3 Eventos
O mercado de eventos registra um crescimento médio de 14% ao ano no Brasil, movimentando cerca de R$ 209,2 bilhões. Esse segmento é um dos responsáveis por manter a economia brasileira acelerada e gerar novos postos de trabalhos, conforme dados da ICCA (International Congress and & Conventions Association).
Para aproveitar esse potencial, o segredo para alavancar as vendas de pequenos negócios é apostar no relacionamento com o cliente. Quando sua empresa monta um quiosque em um evento, você tem a oportunidade de posicionar seu negócio no mercado e fortalecer sua marca.
Por ser um modelo de venda mais próximo e acessível ao consumidor, o empreendedor tem a possibilidade de fazer um contato mais íntimo, olho no olho, com seus clientes e públicos de interesse.
A alta exposição em um evento, naturalmente, tem seu preço, mas dificilmente você terá a mesma oportunidade em outros locais para atingir um grande fluxo de pessoas interessados no seu ramo de atuação e tipo específico de produto ou serviço.
#4 Posto de gasolina
Em 2016, quase mil novos postos de bandeira branca abriram no Brasil, ou seja, que não são vinculados a nenhuma distribuidora. Normalmente, os postos de combustíveis são instalados em locais estratégicos, com alto fluxo de veículos, e sua grande capilaridade os tornam pontos bastante atrativos para ter um quiosque. Enquanto espera seu carro abastecer, o cliente tem tempo para conhecer o seu espaço e ver o que você tem a oferecer.
Para o posto, essa é uma oportunidade para aumentar o leque de serviços disponibilizados e melhorar a experiência do cliente. Entretanto, além do aluguel do ponto, alguns postos de combustíveis podem querer cobrar taxas extras de segurança ou limpeza do local. Nesse caso, o empreendedor precisa fazer a lição de casa para descobrir se esses custos adicionais não vão comprometer a viabilidade do negócio.
#5 Praia
Quando você opta por ter um quiosque na praia, não precisa arcar com os altos custos de promoção similares aos praticados em grandes shoppings, o que pode ajudar a reduzir o preço do seu produto e da sua operação.
Entretanto, mesmo com um público fiel, o empreendedor precisará investir em valor no seu atendimento local para se mante financeiramente saudável durante todo o ano. Afinal, na praia, os grandes fluxos de turistas ocorrem, principalmente, no verão e em feriados prolongados.
Você já pensou em ter um quiosque para o seu negócio? Já conhece a linha de quiosques da Alumipac? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.