Uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia de marketing e propaganda de um negócio é a divulgação. Ela pode ser feita para um evento específico, para uma data especial ou, simplesmente, para apresentar a sua marca para o público ideal.
Existem diversas alternativas para criar materiais de divulgação que funcionam na atração dos clientes que você deseja conquistar. Nesse material, preparamos algumas dicas para você montar essas estratégias de divulgação de acordo com cada um deles. Confira!
Totens publicitários

Os totens publicitários são, provavelmente, um dos modelos mais antigos de divulgação existentes no mercado. Utilizados como uma estratégia de localização, mas também de divulgação de uma mensagem ou marca, os totens, quando bem trabalhados, podem trazer os melhores resultados esperados para o seu negócio.
Para montar um bom totem publicitário, você precisa estar atento a:
• Tamanho do espaço disponível para divulgação da mensagem;
• Tipo de mensagem que será divulgada;
• Criação da arte de acordo com a imagem visual do negócio;
• Formato do totem;
• Localização do totem.
Folders

Folders são uma maneira prática de anunciar e divulgar a sua mensagem, mas que demandam bastante atenção para que não passem batido pela mão do cliente. Os folders, para ser materiais de divulgação que funcionam, devem apresentar:
• Imagem breve e de fácil leitura;
• Uso de bullet points, gráficos e tabelas quando necessário;
• Título atrativo;
• Uma bela imagem que não polua o material;
• Destaque para uma possível informação relevante (como um desconto ou uma promoção).
Flyers

Os Flyers, por sua vez, são materiais de divulgação que funcionam de forma rápida, e você deve investir na imagem que esse pequeno pedaço de papel vai passar ao cliente. Fazer um bom flyer, apesar de parecer uma tarefa fácil, é um grande desafio para quem opta por trabalhar com esse material, visto que é, também, muito fácil para o cliente ignorar esse tipo de publicidade.
Para fazer um bom flyer, você precisa:
• Saber exatamente o que será divulgado naquele material (evitando colocar diferentes focos de atenção em um pedaço pequeno de papel);
• Sempre contar com uma estratégia de promoção ou desconto para alavancar a atenção do flyer;
• Investir em um título matador;
• Fazer um conteúdo simples, porém atrativo;
• Investir pesado no visual do flyer, para que não fique cansativo, mas que seja capaz de conquistar o cliente.
Catálogos

O catálogo de produtos é mais um dos materiais de divulgação que funcionam. Mais completo do que os folders ou flyers, eles demandam muita atenção e dedicação na hora da criação. O catálogo já alcança o cliente em uma possível fase de contratação do seu negócio e, por isso, informação, aqui, é algo importante a ser divulgado. Um bom catálogo deve conter:
• Um conteúdo detalhado, porém prático dos serviços apresentados;
• Imagens visuais interessantes e cativantes;
• Excelente trabalho de criação da identidade visual;
• Tamanho adequado para a divulgação dos seus serviços;
• Uma capa bonita e atrativa;
• Melhor material de impressão para garantir a qualidade da divulgação.
Criar materiais de divulgação que funcionam é uma etapa importantíssima da estratégia de marketing da sua empresa e, por isso, demanda muita atenção e dedicação de toda a sua equipe. As dicas acima podem lhe ajudar a nortear o trabalho, mas devem ser detalhadamente discutidas entre o seu time de estratégia de marketing.
Ficou com alguma dúvida sobre quais são os materiais de divulgação que funcionam, realmente? Fale com de nossos consultores!
