carregando

Decoração de Eventos: Guia para Arquitetos prestarem consultoria

A arquitetura é um ramo de trabalho bastante amplo e que tem inúmeras necessidades que podem ser exploradas em sua atuação profissional. Passamos da atuação mais conhecida, como Arquitetura e Decoração de Ambientes, até Computação Gráfica aplicada à Arquitetura. Independente da sua demanda, a seriedade e o comprometimento são essenciais.

Pensando nessas características de um bom profissional de arquitetura, elencamos algumas dicas para te ajudar a explorar uma área de atuação que está em crescente e que fica facilmente guardada na memória dos clientes, garantindo boas indicações e visibilidade no segmento, a Decoração de Eventos.

 

O que é?

Decoração de Eventos é mais do que pensar em móveis, é projetar a mobilidade dos espaços, definir para onde devem olhar, e principalmente, criar a atmosfera ideal para quem vai participar e curtir o evento.

Mas, se engana quem pensa que para realizar um grande evento basta escolher os móveis, flores e/ou acessórios de decoração. Antes de tudo é preciso planejar!

 

Como prestar consultoria de eventos

Você que é novo nessa área de atuação precisa saber como preparar um evento memorável. Anote aí as principais coisas que você precisa definir: Layout, proporções visuais e estilo.

 

Tudo começa pelo briefing

Não se faz uma festa sem um protagonista, então saiba bem quem ele é. O briefing é o primeiro passo para você garantir um evento de sucesso. Nessa etapa você vai definir os objetivos, conhecer o público e as principais necessidades. Também é aqui que você vai coletar a maior quantidade de dados que conseguir e que vão te ajudar a criar e a planejar com maestria.


Dados coletados. Ideias na cabeça. Começou o planejamento!

 

Defina o layout do evento

Para definir um bom layout precisamos saber algumas coisas importantes: previsão de número de pessoas, os acessos de serviços e sociais, o formato do evento e o cronograma de serviços.

Se o evento que você estiver planejando for, por exemplo, um coquetel para o compartilhamento de resultados de uma grande empresa, você já deve saber que não precisa de muitas mesas e cadeiras, e que deve então priorizar o livre passeio pelo salão.

Definidos estes tópicos, o layout fica mais fácil de ser construído. Agora você já tem uma ideia de como posicionar mesas, cadeiras, aparadores, palco, recepção e até as pequenas coisas como, por exemplo: um porta folder, um totem publicitário ou um painel de tecido com as informações mais importantes que você quer passar

 

Proporções visuais

As proporções visuais fazem toda diferença no layout final. É preciso considerar que, dependendo do objeto que estiver no meio do salão, muitas vezes, o convidado não conseguirá visualizar o palco, algum local específico ou informação importante. Desta forma objetos altos e de grandes proporções devem estar localizados nos cantos, enquanto os objetos menores no meio do ambiente, a fim de criar um ambiente mais leve e agradável visualmente.

Mas, fique atento! Porque não é uma regra. Em alguns casos o uso de grandes objetos no meio dos ambientes podem ter uma função importante para o layout, como o de separar os ambientes.  Em salões muito grandes, por exemplo, é preciso criar pequenos espaços para trazer um aspecto mais aconchegante, vale nesses casos instalar luminárias pendentes, divisórias baixas ou um painel tensionado luminoso. Clique aqui para ter mais dicas sobre iluminação
 

 

Estilo

Lembra do briefing? Também nessa etapa você já deve construir uma ideia sobre o estilo do evento que você está organizando. Tenha em mente que existem vários estilos, mas para que você faça história em decoração de eventos é preciso, principalmente, entender os gostos do cliente e superar suas expectativas.

Em eventos sociais, o estilos mais tradicionais são: romântico, moderno, clássico, futurista, antigo e temático, mas claro, essa lista não para por aqui. O seu papel como consultor criativo é de encontrar o que mais se encaixa no objetivo do evento, e quem sabe, explorar diferentes estilos, misturando-os, caso seus clientes tenham diferentes gostos e perfis.

Os eventos corporativos, quando temáticos, são os melhores para poder fazer essa mistura. Desta forma você tem mais chances de agradar e ganhar créditos por isso, fazendo um papel importantíssimo, de atender a necessidade dos convidados.

 

Inovação

Essa é uma dica deste guia que, com certeza, vale se apegar. Quando você está disposto a ser um profissional que busca pelo novo, já garante um passo à frente da concorrência. Então fique atento ao que o mercado oferece de novidade. Novas tecnologias de materiais e técnicas de execução, assim como, novos fornecedores de materiais e serviços antigos, podem te ajudar a realizar um serviço exclusivo e assertivo ao cliente.

Um exemplo de novas tecnologias que podem compor o seu evento e atrair ainda mais o público são os totens carregadores de celular. Além de serem super discretos, podem ser funcionais e fazer com que os clientes queiram ficar no ambiente.  

Baixe nosso e-book gratuito com todas as informações dos totens carregadores de celular.

Leia, atualize-se, troque ideias e esteja sempre atento aos detalhes. Os artifícios que afloram sua criatividade também podem te ajudar a inovar. E é isso que vai te manter vivo e ativo no ramo de decoração de eventos.

 

 

A decoração é um dos pontos primordiais para que os eventos sejam perfeitos. Quando o trabalho do decorador é executado com seriedade e o comprometimento, mesmo que em uma proposta simples, memórias afetivas são construídas.

O segredo para você (arquiteto) prestar consultoria em decoração de eventos é simples, entender os desejos e necessidades do seu cliente. Só assim você vai conseguir criar um layout funcional e hierárquico, com proporções visuais agradáveis e o estilo da festa inesquecível.

 

Talita Shigueoka

@talitashi.arquiteta

Arquiteta

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR