carregando

Boas práticas para aplicar os 3Rs da sustentabilidade da sua empresa

BOAS PRÁTICAS PARA APLICAR OS 3RS DA SUSTENTABILIDADE SUA EMPRESA

Os 3Rs da sustentabilidade– reduzir, reutilizar e reciclar – ajudam a diminuir a quantidade de lixo que jogamos fora, conservando os recursos naturais. E por que não aplicar os 3Rs da sustentabilidade na sua empresa? Você planejará processos mais eficientes e mais sustentáveis se levar em consideração os 3Rs.

O planejamento dos 3Rs nas empresas pode começar com as seguintes perguntas, com o objetivo de minimizar seu impacto ambiental: O que poderia ser reduzido (na empresa)? O que poderia ser reutilizado? O que poderia ser reciclado?

Ao não comprar coisas desnecessárias, reutilizando itens mais de uma vez e descartando os materiais que não estão mais em uso, você pode contribuir para um planeta mais saudável e melhorar a sua imagem no mercado – além, claro, de otimizar a sua verba.

A seguir, saiba mais sobre as boas práticas para aplicar os 3Rs da sustentabilidade na sua empresa. Confira!

Como aplicar os 3Rs da sustentabilidade na sua empresa?
Reduzir
O conceito de reduzir o que é produzido e o que é consumido é essencial para a hierarquia de resíduos.

A lógica por trás disso é simples de entender – se houver menos desperdício, então, haverá menos para reciclar ou reutilizar. O processo de redução começa com um teste do que você está realmente usando.

A seguir, estão algumas das ações que você pode adotar para reduzir o desperdício:

1.Imprima em ambos os lados da folha para reduzir o desperdício de papel.


2.Use o e-mail para chegar às pessoas em vez de enviar comunicados em papel via Correios.


3.Use guardanapos de pano em vez de guardanapos de papel.


4.Em eventos e no dia a dia da empresa, evite usar pratos, colheres, copos e guardanapos descartáveis. Eles aumentam o problema e resultam em grande quantidade de lixo.


5.Evite comprar itens que estão sobrecarregados com papel alumínio, papel e plástico. Este excesso de embalagem vai para o lixo.


6.Utilize pilhas recarregáveis ou alcalinas, que poluem menos.


Reutilizar
Você pode ter uma caixa de objetos que estão quebrados ou que não têm uso atualmente e inseri-los na decoração de uma vitrine, por exemplo. Pneus, guarda-chuvas, caixotes, bibelôs: com criatividade, é possível aplicar os 3Rs da sustentabilidade e decorar uma bela vitrine!

Aprender a reutilizar itens, ou apropriá-los para um uso diferente, é essencial na hierarquia do lixo. Você pode reutilizar esses itens para seu próprio uso ou doar para que terceiros possam utilizá-los.

Veja outros exemplos a seguir:

1.Frascos e vasos velhos: frascos e potes antigos podem ser usados ??para armazenar itens em seu escritório ou guardar fios de computador que estão sem uso, por exemplo Jornal: os jornais antigos podem ser utilizados ??para empacotar itens.


2.Papel usado: o papel também pode ser usado para fazer anotações e esboços e ser enviado para o centro de reciclagem quando você não precisar mais dele.


3.Além disso, é possível construir um recipiente de compostagem e reutilizar muitos itens de lixo, como sacos de chá usados. Os resíduos, em seguida, degradam-se e se transformam em composto, que ajuda as suas plantas a crescerem.

Outra prática importante para aplicar os 3Rs da sustentabilidade e tornar possível a reutilização de materiais é separar seu lixo.

Se você organizar o lixo de sua empresa, separando, por exemplo, os papéis das sobras orgânicas, essas sobras poderão ser reaproveitadas, pois serão resíduos. Já se você deixar tudo misturado, estará desperdiçando diversos itens que passarão a não ter nenhum valor.

Reciclar
A última etapa para aplicar os 3Rs da sustentabilidade é reciclar. Reciclar significa que algo será transformado novamente em uma matéria-prima, que pode ser moldada em um novo item. Há poucos materiais que não podem ser reciclados.

Escolher cuidadosamente os produtos a serem reciclados pode ser um primeiro passo para a reciclagem eficiente.

Dê preferência a materiais que possam ser reciclados, como é o caso do alumínio, que é 100% reciclável.
Invente novas formas de reciclar itens diferentes.
Evite comprar materiais perigosos que possam dificultar a reciclagem. Compre produtos não tóxicos, sempre que possível.
Use papel reciclado para impressão ou fabricação de artesanato em papel.
E na sua empresa, quais práticas você já usa para aplicar os 3Rs da sustentabilidade? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR